Ataque hacker deixa sistema de atendimento online da Cemig fora do ar
A Cemig foi alvo nesse sábado (26) de ataque hacker o que acabou provocando instabilidade nos canais digitais da empresa e prejudicou o atendimento aos clientes. Em nota, a companhia informou que estava trabalhando para conter os danos e garantir o fornecimento de energia aos clientes.
No comunicado aos clientes, a Cemig destacou que acionou as equipes responsáveis para a correta detecção do ataque e subsequente adoção das medidas de contenção. Segundo a companhia, menos de 10% dos servidores na plataforma Windows/Microsoft Hyper-V tiveram seu conteúdo criptografado.
A Cemig destacou ainda que as estações de trabalho também foram parcialmente comprometidas e estão em processo de verificação. Segundo a empresa, a operação do sistema elétrico e as principais bases de dados (clientes, faturamento, atendimento e gestão empresarial) não foram comprometidas, garantindo, assim, a prestação de serviços aos nossos clientes.
Ainda na nota, a Cemig informou que não houve vazamento de dados dos clientes e que as autoridades competentes já foram notificadas e estão atuando no caso. A companhia destaca que caso o consumidor necessite solicitar algum serviço deve ligar para o número 116.
Os outros meios de comunicação serão restabelecidos tão logo a Cemig se certifique do restabelecimento da segurança dos ambientes comprometidos. O problema afetou os atendimentos oferecidos por WhatsApp, aplicativo, site e SMS.
Texto: Antônio Anderson (com informações da Cemig)
#cemig #hacker #instabilidade #canaisdigitais #empresa #comunicado #consumidor