Atualização do app GOV.BR facilita o uso por pessoas com deficiência
O aplicativo GOV.BR ganhou uma nova atualização que traz melhorias de acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD) que possuem a Carteira de Identidade Nacional (CIN). A versão mais recente tornou o app mais intuitivo e agora oferece recursos de leitura de tela, auxiliando usuários com limitação visual.
Segundo a secretária-adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti, as mudanças simplificam o preenchimento e a atualização de dados de contato no aplicativo.
Outra novidade é o aumento no número de tentativas de reconhecimento facial, que passou de cinco para oito, conforme informou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Além das melhorias para PCDs, a atualização também inclui ajustes gerais de navegação, como a realocação de informações para áreas mais acessíveis — por exemplo, a seção de dispositivos autorizados agora está dentro de privacidade — e a inclusão de funções como alteração de senha e métodos de acesso, antes disponíveis apenas na versão web.
Serviços disponíveis
Atualmente, o GOV.BR conta com mais de 170 milhões de usuários e permite acesso a mais de 4.600 serviços federais digitais e a 8,7 mil serviços estaduais e municipais.
Os serviços mais acessados são:
-
Meu INSS
-
Meu SUS Digital
-
Enem
-
Fies
-
Carteira de Trabalho Digital
-
Carteira Digital de Trânsito
O ministério explica que muitos desses serviços exigem conta nível Prata ou Ouro.
-
A conta Prata pode ser obtida por reconhecimento facial (comparando com a foto da CNH) ou pela validação de dados em bancos credenciados.
-
A conta Ouro garante acesso completo a todos os serviços públicos digitais e requer reconhecimento facial com dados da Justiça Eleitoral, QR Code da CIN ou certificação digital compatível com a ICP-Brasil.
Fonte: Agência Brasil