Cidade Cultura

Casa onde Padre Libério morou em Pará de Minas pode ser tombada pelo Patrimônio Cultural

Casa onde Padre Libério morou em Pará de Minas pode ser tombada pelo Patrimônio Cultural

Casa onde Padre Libério morou em Pará de Minas pode ser tombada pelo Patrimônio Cultural


A casa onde o Padre Libério morou durante seu tempo em Pará de Minas está agora no processo de tombamento pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural. Localizada na Rua Maestro Espíndola, no bairro Nossa Senhora das Graças, a residência está situada a poucos metros da Igreja Nossa Senhora das Graças, um dos marcos históricos da cidade.

O processo de tombamento foi aprovado pelo conselho no dia 19 de fevereiro, e a próxima etapa consiste na notificação ao proprietário do imóvel. A partir dessa notificação, o proprietário tem até o dia 11 de março para se manifestar sobre a decisão. Caso o morador se oponha ao tombamento, ele precisará apresentar justificativas formais. Caso contrário, o tombamento seguirá sem a desapropriação do imóvel, embora a prefeitura tenha demonstrado interesse em adquirir a casa caso o proprietário decida vendê-la no futuro.

O que é tombamento?

O tombamento é uma ferramenta legal de proteção do patrimônio histórico e cultural. Sua principal função é preservar bens que possuem valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental ou afetivo. Entre os objetivos estão impedir a destruição ou descaracterização dos bens, manter vivas as memórias e histórias locais e garantir que o patrimônio coletivo e os investimentos feitos na construção desses bens sejam preservados para as futuras gerações.

Atualmente, Pará de Minas conta com 20 bens tombados pelo Patrimônio Histórico. O mais recente a ser tombado foi o Santuário Nossa Senhora da Piedade, em dezembro de 2022, destacando-se como um importante marco religioso e cultural da cidade.

O tombamento da casa de Padre Libério, figura importante na história local, representa mais um passo na valorização do patrimônio de Pará de Minas e na preservação de suas memórias para as futuras gerações.

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!