Menos da metade das escolas públicas tem rede de esgoto
O Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025 mostrou que ainda há desigualdade na estrutura das escolas públicas do país. Embora 95% tenham o básico (água, energia, banheiro e cozinha), só 48,2% estão ligadas à rede de esgoto e mais de 20% não têm coleta de lixo.
A situação é pior nas regiões Norte e Nordeste:
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No Norte, só 9,3% das escolas têm esgoto, e 54% não têm coleta de lixo.
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No Nordeste, 30,8% têm rede de esgoto.
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No Sudeste, a taxa sobe para 84,7%, no Sul 56,9%, e no Centro-Oeste 47,8%.
Faltam também água potável e energia em muitas escolas:
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No Acre e Roraima, 30% das escolas não têm água potável.
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No Acre e Amazonas, 1 em cada 3 escolas não tem energia elétrica.
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Em Roraima, 25% das escolas não têm banheiro.
Segundo Manoela Miranda, do Todos Pela Educação, a falta de estrutura afeta diretamente o aprendizado dos alunos. Ela destacou que, no Norte, os custos e desafios logísticos são maiores, e as políticas públicas precisam levar isso em conta.
Equipamentos de ensino também são desiguais:
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Salas de leitura e bibliotecas: Mais comuns no ensino médio (86,5%) e anos finais do fundamental (69,2%) do que nos anos iniciais (47,2%).
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Laboratórios de informática: Presentes em 27% (anos iniciais), 46,8% (anos finais) e 73% (ensino médio).
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Laboratórios de ciências: Estão em apenas 20,3% das escolas de anos finais e 46,9% do ensino médio.
No Norte, esses índices são ainda mais baixos: só 40% das escolas de ensino médio têm laboratório de ciências, e em estados como Acre e Roraima, o número cai para 21% e 22%, respectivamente.
Na educação infantil, faltam espaços adequados:
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Só 41% têm parque, 35,3% têm área verde e 69,6% têm material pedagógico.
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No Norte, os números são ainda menores: apenas 11,5% têm parque, 33% têm área verde, e 36,5% têm material pedagógico.
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No Sul, os dados são bem melhores: 87,4% têm parque, 60,6% área verde e 95,5% têm material.
Internet nas escolas:
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Apesar de 95,4% das escolas terem acesso à internet, só 44,5% têm conexão adequada para uso em sala de aula, o que atrapalha o ensino.
Desempenho dos alunos:
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Apenas 4,5% dos alunos da 3ª série do ensino médio público têm aprendizado adequado em matemática e português.
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No 9º ano, esse número é 13,3%.
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No 5º ano, é 37,2%.
Manoela destaca que houve avanços no acesso à escola e conclusão dos estudos, mas ainda há grandes desigualdades, especialmente por região, renda e raça. Ela defende que esses dados ajudem a criar metas realistas e ambiciosas no novo Plano Nacional de Educação.
FONTE: Agência Brasil