Cidade

Operação assistida vai checar funcionamento da obra da adutora da Vale

Operação assistida vai checar funcionamento da obra da adutora da Vale

Com o anúncio de que a Vale encerrou os testes da adutora do Rio Pará, o próximo passo da prefeitura e da Águas de Pará de Minas será o de fazer a operação assistida, que tem por finalidade checar o funcionamento das instalações e equipamentos.

A obra foi realizada pela mineradora com o objetivo de captar água do Rio Pará para o abastecimento do município de Pará de Minas, que também foi prejudicado pelo rompimento da barragem de Brumadinho ocorrido em janeiro de 2019.

A nova adutora, que deveria ter sido entregue no dia 10 de julho do ano passado, tem 47 quilômetros de extensão e deverá captar 284 litros de água por segundo, mesma vazão que o rio Paraopeba oferecia antes de ser contaminado pelo rompimento da barragem.

"Antes de assinarmos os termos de aceite provisório nós vamos fazer esta operação assistida, que tem prazo de 60 dias. É uma oportunidade de verificarmos se há algum tipo de pendência", afirmou o procurador-geral de Pará de Minas, Hernando Fernandes.

Texto: Antônio Anderson

Foto: reprodução da Internet

#vale #adutora #parádeminas #prefeitura #águasdeparádeminas #operaçãoassistida #instalações #equipamentos #barragemdebrumadinho #procuradorgeral #hernandofernandes

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!