Cidade

Parceria da prefeitura cria novo atendimento de equoterapia em Pará de Minas

Parceria da prefeitura cria novo atendimento de equoterapia em Pará de Minas

A prefeitura de Pará de Minas, em parceria com a Equoterapia Lavi Centro Equestre, lançou nesta sexta-feira (11) o serviço de equoterapia para atendimento de crianças do município. O serviço é um método de reabilitação de pacientes que utiliza o cavalo em abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, voltada ao desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência.

“O serviço de equoterapia é um xodó da saúde e este tipo de tratamento é muito eficiente e eficaz, principalmente para aqueles pacientes com algum tipo de deficiência”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Wagner Magesty. “Vamos oferecer um serviço público gratuito e que vai ajudar crianças em várias áreas”, ressaltou o secretário.

O serviço de equoterapia é indicado para lesões neuromotoras de origem encefálica ou medular, para patologias ortopédicas congênitas ou adquiridas por acidentes diversos, para disfunções sensório-motoras e para distúrbios evolutivos, comportamentais de aprendizagem e emocionais.

Os atendimentos em equoterapia pretende atender pacientes com, por exemplos, paralisia cerebral, autismo e síndrome de Down. A estrutura física da Equaterapia Lavi Centro Equestre conta com baias, rampas de acesso, banheiros e para participar as crianças vão precisar ter um encaminhamento médico e passar pela avaliação dos profissionais do centro. Desta forma será feito um estudo do caso pela equipe para a definição do plano de trabalho com o paciente.

Texto: Antônio Anderson

Foto: Achei Pará de Minas

#equoterapia #crianças #município #parádeminas #reabilitação #secretáriodesaúde #wagnermagesty #tipodedeficiência #serviçopúblico

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!