Interessa

Denúncias formais sobre violência racial aumentaram em Minas Gerais

Denúncias formais sobre violência racial aumentaram em Minas Gerais

Matéria publicada nesta segunda-feira (7) pelo portal O Tempo mostrou um aumento do número de vítimas que decidiram levar adiante casos de racimo e injúria racial em Minas Gerais. De acordo com a reportagem, entre 2020 e 2021 foram registrados no estado 710 boletins de ocorrência de injúria, tendo como causa presumida o racismo.

A alta nos registros foi de 8% entre um ano e outro, de 340 para 370. A reportagem de O Tempo destacou que no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) é crescente a quantidade de crimes julgados na primeira instância e que fazem referência a assuntos como cor, preconceito, injúria ou raça. Enquanto em 2020 foram proferidas 7.100 sentenças a esse respeito, no ano passado foram tomadas 9.005 decisões, 26% a mais.

A reportagem destaca ainda que os casos recorrentes de racismo e violência contra o povo negro motivaram o advogado Carlos Augusto Santos, 32, de Belo Horizonte, a criar a Organização Não Governamental (ONG) Respire – Advocacia Antirracista. A ideia é facilitar o caminho da reparação e incentivar a denúncia de episódios de discriminação.

A Ong conta com 16 advogados que atuam em todo o Brasil. Os profissionais atendem de forma gratuita quem deseja denunciar casos de racismo em Minas Gerais, na Bahia, no Distrito Federal, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os interessados em procurar pelo atendimento podem acessar as redes sociais do projeto no Instagram (@respire.advocacia) e no Twitter (@projetorespire).

Fonte: com informações do portal O Tempo

Foto: Reprodução

#racismo #vítimas #levaradiante #injúriaracial #minasgerais #casos #boletinsdeocorrência #tjmg #respireadvocaciaantirracista #descriminação #ong #instagram #twitter

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!