A DOENÇA DA CORRUPÇÃO
A corrupção é uma doença que mantém um paciente às portas da morte. Não tem e nem terá nenhuma melhora. Seu quadro sempre se mantém de estável para grave. Este é um vírus que ainda não quiseram por a vacina em prática, apesar dela ter sido inventada desde os primórdios e propagada por grandes sábios como Jesus em sua fala “Ai dos que justificam o ímpio por suborno, e ao justo negam justiça” e ainda “verdadeiramente a opressão faz endoidecer até o sábio e o suborno corrompe o coração”. Também Mahatma Gandhi com a frase “Seja você a mudança que você quer ver”.
Ora, se a vacina existe, médicos tantos também existem, por que a corrupção ainda não foi erradicada? Quando se fala de corrupção vê que não teve nenhuma melhora, nem vai ter porque o sistema de corrupção é o mesmo e só mudam os atores. E nós como espectadores e também partícipes ficamos à margem de um sistema onde todos querem mais e dane-se para o outro. Já falei e volto a falar “ninguém quer acabar com a corrupção”, pois se quisesse acabaria com o sigilo fiscal e bancário perante a Receita Federal, nem precisaria do Ministério Público e Polícia Federal recorrerem ao judiciário para quebrarem este sigilo.
Ademais, nosso sistema tributário é muito complexo e de difícil aplicabilidade na gestão da vida do cidadão e das empresas. Quanto mais complexo o sistema fiscal/tributário maior a dificuldade de fiscalização, então, palmas para a sonegação. A corrupção sempre esteve acompanhada das faltas de recursos públicos, de investimento, de educação, saúde, excesso de riqueza para poucos e miséria para muitos. O sistema não quer acabar com a corrupção e tampouco com a sonegação. E quando digo sistema aplico este termo a todo cidadão de forma geral. O sonho de todo cidadão é sonegar para não pagar imposto para um sistema de governança nacional extremamente corrupto.
Existe uma pequena solução simples e prática “ACABAR COM A MOEDA NACIONAL” da forma como ela é atualmente, dinheiro papel moeda, e utilizar o “Certificado digital” criptografado com as seguranças que a tecnologia proporcionará, indelével. Então dirão: isto é loucura, não existe internet em todas as regiões do país. Claro que não existe, mas é porque não querem. Quando se falou em colocar para os aposentados receberem através de conta corrente e sua movimentação com cartão, não vimos ninguém questionar se seria possível.
Então assim não haveria pagamento de propinas, a polícia Federal, Receita Federal, Ministério público, nenhum deles necessitaria de pedir a “quebra de sigilo bancário do corrupto e corruptível”. Talvez isto seja um sonho, mas acredito que possa tornar realidade. Então não desanimem, acreditem no remédio para esta doença que deixou o mundo em eterno estado terminal. Deem o exemplo e eduquem seus filhos na honestidade, sinceridade, lealdade e sem serem corruptores e corruptíveis.
Geraldo Magela Silva
Contador, Consultor de empresas.
Mestre em Administração com ênfase em finanças e gestão corporativa