Estudante de medicina da UFMG nascido em Pará de Minas participa de programa para ajudar pacientes com idade entre 0 e 18 anos no tratamento do diabetes
Estudante do sexto período de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o paraminense Yuri Martins, 22, falou à reportagem do Achei Pará de Minas sobre o Programa de Assistência Ambulatorial da Criança e do Adolescente (Paacad) desenvolvido pelos alunos da universidade para ajudar pacientes com idade entre 0 e 18 anos no tratamento do diabetes.
“Somos supervisionados pela nossa equipe de educação e saúde e pelos médicos que atuam no ambulatório São Vicente para acompanharmos e orientarmos as crianças e adolescentes com diabetes e suas famílias sobre o tratamento da doença. Nós tiramos dúvidas e mostramos formas de melhorar a vida destes pacientes”, destacou Yuri Martins.
De acordo com o estudante, o programa atua em Minas Gerais. “Aqui no estado vamos fazer vídeos diários pelo canal do Youtube com informações para o tratamento do diabetes para crianças e adolescentes”, afirmou Yuri Martins. Embora o programa atenda pacientes da capital e do interior sem acompanhamento endocrinológico, o canal pode direcionar pessoas de todo o país.
“Também vamos atuar extra muro, além do ambulatório São Vicente, com visitas as casas, escolas e centros de saúde que são frequentados por crianças e adolescentes com diabetes. Fazemos também as teleconsultas que têm como objetivo ajudar estes pacientes a progredirem no controle da doença”, afirmou o estudante de medicina. Os vídeos serão publicados diariamente no site do Achei Pará de Minas.
Texto: Antônio Anderson
Foto: Reprodução do Youtube
#estudante #medicina #ufmg #yurimartins #programadeassistênciaambulatorialdacriançaedoadolescente #pacientes #12e18anos #diabetes