Interessa

Maio Amarelo começa nesta segunda-feira com o objetivo de chamar a atenção sobre os acidentes de trânsito

Maio Amarelo começa nesta segunda-feira com o objetivo de chamar a atenção sobre os acidentes de trânsito

Começa nesta segunda-feira (3) a campanha Maio Amarelo, que neste ano traz como tema “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”. O Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção de motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas sobre os impactos sociais, emocionais e econômicos resultantes dos acidentes de trânsito.

O Maio Amarelo, movimento que ganhou forma no Brasil a partir de 2014, é uma parceria entre órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, órgãos públicos, empresas privadas e sociedade civil. O mês se tornou referência mundial para as ações que visam reduzir o número de vítimas no trânsito.

 Os acidentes de trânsito ainda são um grande problema de saúde pública, com amplas consequências sociais e econômicas. Por isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu que 2021 marca o início da Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, cuja meta é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro.

O amarelo foi escolhido porque a cor simboliza atenção e também a sinalização de advertência no trânsito. O Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção de motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas sobre os impactos sociais, emocionais e econômicos, resultados dos acidentes de trânsito, para assim mudar atitudes.

Com as restrições provocadas pela pandemia de coronavírus, as ações presenciais foram reduzidas e as redes sociais terão um importante papel na divulgação da campanha Maio Amarelo. Durante o mês, a PCMG e parceiros promoverão uma série de lives com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da educação e atenção no trânsito, além de orientar sobre processos relacionados a veículos e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).   

Texto: Antônio Anderson (com informações da ASCOM-PCMG  )

#maioamarelo #trânsito #respeito #responsabilidade #políciacivilminasgerais #coronavírus #lives #impactos #acidentesdecarro

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!