Pará de Minas é destaque do Centro-Oeste pelo trabalho de conservação do patrimônio histórico e valorização da arte
Pará de Minas é destaque do Centro-Oeste pelo trabalho de conservação do patrimônio histórico e valorização da arte
Pelo trabalho de conservação do patrimônio histórico e valorização da arte e da cultura do município, Pará de Minas foi destaque entre as cidades da região Centro-Oeste na pontuação no ICMS Cultural. A cidade ficou em 42º lugar entre os 853 municípios de Minas Gerais, com 16,72 pontos.
O ICMS Patrimônio Cultural é um programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural do Estado, por meio de repasse do recursos para os municípios que preservam seu patrimônio e suas referências culturais através de políticas públicas relevantes.
O programa estimula as ações de salvaguarda dos bens protegidos pelos municípios por meio do fortalecimento dos setores responsáveis pelo patrimônio das cidades e de seus respectivos conselhos em uma ação conjunta com as comunidades locais.
Com o 42º lugar, Pará de Minas deverá receber em 2021 aproximadamente R$ 500 mil que poderão ser usados em ações de preservação do patrimônio. O ICMS Cultural é responsabilidade do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha). O resultado foi divulgado no dia 20 de julho e é relativo às ações de 2019.
"Investimos de forma significativa na cultura. Parabenizamos todos os artistas e toda nossa equipe. Nós não contratamos empresas para elaborar projetos, tudo foi feito pelos servidores da Secretaria Municipal de Cultura e o resultado foi esse”, afirmou, em entrevista ao site da prefeitura, o prefeito Elias Diniz.
Texto: Antônio Anderson