Interessa

Proprietário da Autoescola Nacional comenta sobre a mudança na entrega da Carteira Nacional de Habilitação

Proprietário da Autoescola Nacional comenta sobre a mudança na entrega da Carteira Nacional de Habilitação

Proprietário da Autoescola Nacional de Pará de Minas, Marcos Vinícius de Oliveira, comentou à reportagem do Achei Pará de Minas sobre a mudança promovida pelo governo de Minas Gerais na entrega da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que desde o dia 8 de janeiro passou a ser disponibilizada para os motoristas de Belo Horizonte e Região Metropolitana através das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran).

A partir desta data, as habilitações expedidas passaram a ser enviadas para as Delegacias Regionais de Polícia Civil (DRPC) e distribuídas para as Ciretran, onde são entregues pessoalmente aos motoristas. "O serviço funcionava muito bem com os Correios, que entregavam o documento dentro de um prazo adequado de cinco, dez dias no máximo", afirmou Marcos Oliveira.

"Com a pandemia da Covid-19 e devido a algumas questões burocráticas, foram feitas essas mudanças. O Ciretran são órgãos espalhados pelos municípios do interior e pela nova regra os motoristas terão de se deslocar até estas regionais para buscarem seu documento. Lembrando que a entrega pelo correio continuará valendo para locais onde não houver regionais", destacou o proprietário da Autoescola.

Para os municípios que possuem Ciretran, o cidadão deverá observar se há necessidade de agendamento. Os agendamentos serão realizados por meio do site www.detran.mg.gov.br no link “Atendimento”. Nos casos em que o documento é enviado pelos Correios é necessário que alguém atenda o carteiro para assinar o comprovante de recebimento. Após três tentativas de entrega sem sucesso, o documento será enviado à Ciretran que atende o município.

Apesar da nova determinação, Marcos Vinícius de Oliveira lembrou que ainda é possível aos motoristas agilizarem o recebimento do documento através da carteira digital, que pode ser baixada por aplicativo no celular ou computador. "Mas se for a primeira carteira, o motorista vai precisar se deslocar até as regionais para pegar", lembrou o dono da Autoescola Nacional.

"A atuação do governo em relação a carteira ficou um pouco aquém da realidade que a gente vive. Às vezes demora muito a fazer a entrega e os procedimentos que o Detran adota são um pouco demorados", afirmou Marcos Oliveira.

O dono da Autoescola Nacional destacou a importância das novas tecnologias na liberação das carteiras. "Hoje o documento tem biometria, telemetria, certificação digital para comprovar a presença de aluno, que ele participou das aulas e tirou carteira. Pelos entraves do sistema público, isso acaba atrasando muito, mas entendemos que a coisa está andando e ficando cada vez melhor", disse Marcos Oliveira.

"Podemos dizer que as situações acabam não acontecendo com a rapidez que nós das autoescolas e as pessoas que estão tirando a carteira queremos. Mas, no final das contas, os nossos interesses estão sendo satisfeitos e estamos conseguindo ajudar nossos alunos a conseguirem tirar a carteira de motorista", destacou o proprietário da Autoescola Nacional, que enfatizou ainda a importância do documento.

"A carteira de motorista é hoje um grande investimento. Ela custa em torno de R$ 2 mil, valor aparentemente caro, mas que traz grandes benefícios para quem a tira. Com ela facilitamos muito a nossa vida. Nós que mexemos com autoescola procuramos sempre fazer o máximo possível para ajudar nossos alunos a conseguirem alcançar este objetivo", declarou Marcos Vinícius de Oliveira.

Texto: Antônio Anderson

Foto:  Achei Pará de Minas

#ciretran #carteirademotorista #autoescola #detran #carteiradehabilitação

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!