Interessa

Segunda matéria sobre o Paacad da UFMG traz informações sobre o atendimento de pacientes com o diabetes

Segunda matéria sobre o Paacad da UFMG traz informações sobre o atendimento de pacientes com o diabetes

A reportagem do Achei Pará de Minas dá sequência nesta segunda-feira (26) a série de matérias sobre o Programa de Assistência Ambulatorial da Criança e do Adolescente (Paacad) que é desenvolvido pelos alunos do curso de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para ajudar pacientes com idade entre 0 e 18 anos no tratamento do diabetes.

Desta vez o estudante do sexto período de medicina, o paraminense Yuri Martins, 22, vai falar sobre as formas de atendimento dos pacientes. “São duas alternativas para que as crianças e os adolescentes possam ser atendidos: pela Central de Marcação de Consulta ou pela Central de Internação”, destacou Yuri Martins.

“Pela central de internação, o paciente procura, por exemplo, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de referência e pode ser que ela não tenha condições de fazer o internação. Desta forma, o paciente é encaminhado para hospitais que tenham vaga, entre eles o Hospital das Clínicas”, ressaltou Yuri Martins.

O estudante de medicina explicou que, no caso da Central de Marcação de Consulta, o paciente procura a UBS (posto de saúde) do seu bairro/região, seja na capital ou no interior do estado, para fazer o controle de diabetes e se não tiver um endocrinologista ele será encaminhado de forma aleatória para uma Unidade de Referência Secundária (URS) para ser acompanhado.

"Por exemplo no Ambulatório São Vicente do Hospital das Clínicas da UFMG”, destacou Yuri Martins. O Paacad foi desenvolvido pelos alunos de medicina com o objetivo de acompanhar e orientar crianças e adolescentes com diabetes e suas famílias sobre o tratamento da doença. O próximo vídeo vai apresentar uma introdução ao diabetes e informar sobre os tipos e causas da doença.

Texto: Antônio Anderson

Foto: Reprodução do Youtube

#estudante #medicina #ufmg #yurimartins #programadeassistênciaambulatorialdacriançaedoadolescente #pacientes #12e18anos #diabetes


  



Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!