Vacinação contra a Covid-19 apresenta disparidade entre os estados brasileiros
Matéria publicada neste sábado (29) pelo G1 destacou que mais de quatro meses após o início a vacinação contra a Covid-19 no país, a disparidade no ritmo da imunização entre os estados brasileiros é grande.
O percentual da população vacinada com uma dose nos locais mais avançados, Mato Grosso do Sul (27,8%) e Rio Grande do Sul (27%), é mais que o dobro do registrado nos que estão mais atrasados, Rondônia (12,8%) e Roraima (13,2%).
A desigualdade se repete na segunda dose, com Rio Grande do Sul (12,9%), Mato Grosso do Sul (12,7%) e São Paulo (12,2%) no topo e Acre (5,9%) e Amapá (6,8%) no fim da lista. Estados da região Norte estão com o ritmo mais lento na aplicação da 1ª e 2ª dose.
A reportagem do G1 ouviu a epidemiologista e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Ethel Maciel e ela afirmou que os estados da região Norte têm características que podem dificultar a vacinação.
"A dificuldade é que a população é muito espalhada. A gente tem dificuldade de acesso a algumas populações indígenas, ribeirinhas. A equipe de saúde precisa viajar, se deslocar muito", destacou Ethel.
Fonte: G1
Foto: Reprodução da Agência Brasil
#iníciovacinação #covid19 #disparidadenoritmodaimunização #estadosbrasileiros