Cultura

Dia da Consciência Negra é comemorado nesta sexta-feira e data está relacionada à história de Zumbi dos Palmares

Dia da Consciência Negra é comemorado nesta sexta-feira e data está relacionada à história de Zumbi dos Palmares

Sempre se ouve falar no Dia da Consciência Negra e da importância histórica da luta dos quilombolas, mas você sabe porque esta data é comemorada no dia 20 de novembro? Uma das principais explicações está relacionada com a figura de Zumbi dos Palmares, que lutou contra a escravidão no Brasil e era conhecido com o líder da resistência dos negros escravizados no país.

De acordo com historiadores, Zumbi dos Palmares teria morrido no dia 20 de novembro de 1695, depois de cair em uma emboscada. Após a morte de seu líder, os quilombolas foram vítimas de diversas tentativas de ataque, até serem completamente destruídos em 1695. O conflito ficou conhecido historicamente como Guerra de Palmares.

A partir da data da morte de Zumbi dos Palmares, integrantes do Movimento Negro Unificado organizaram um congresso para que a imagem do líder da resistência dos escravos fosse retratada como símbolo de luta dos negros. Mas apenas em 2011, com a edição da lei 12.519, que foi instituída oficialmente a data de 20 de novembro o Dia Nacional da Consciência Negra.

Nesta data, em todo o Brasil, acontecem palestras, discussões e eventos de arte, cultura, beleza, conscientização e combate ao racismo. A intenção é provocar uma reflexão acerca de todo o sofrimento dos negros desde a colonização, das conquistas e ainda homenagear aqueles que lutaram pelos direitos da população afrodescendente.

Texto: Antônio Anderson

#diadaconsciêncianegra #zumbidospalmares #escravidão #brasil #líderdaresistência #guerradepalmares #movimentonegrounificado #colonização #afrodescendente

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!