Cultura

Regente do Coral Bittencourt, músico Samuel Lopes é o novo diretor da Escola de Artes e Ofícios Raimundo Nogueira de Faria (Sica)

Regente do Coral Bittencourt, músico Samuel Lopes é o novo diretor da Escola de Artes e Ofícios Raimundo Nogueira de Faria (Sica)

Regente do Coral Bittencourt, o músico Samuel Lopes tomou posse nessa quarta-feira (17) como novo diretor da Escola de Artes e Ofícios Raimundo Nogueira de Faria (Sica).  Todos nós sabemos da relevância desse prédio que, junto com o Museu Histórico, é a casa mais antiga da cidade. Eu sou da área da música, da arte e quero colaborar para que a escola cumpra o seu papel de transformar por meio da arte e que se torne ainda mais acessível ao público”, afirmou Samuel Lopes, em entrevista publicada no site da prefeitura.

A Escola de Artes é muito importante para a história de Pará de Minas. No local funcionou a primeira padaria da cidade, com o padeiro português José Gonçalves Torres Costa, e a exploração mineral de Agalmatolito. Na década de 1930 o Governo do Estado de Minas Gerais, que era administrado por Benedito Valadares, adquiriu a propriedade e instalou em sua sede a representação da Secretaria do Estado da Agricultura. Em 1985 o casarão passou a abrigar a Escola Municipal de Artes e Ofícios, após a cessão do prédio do Estado para o município.

Pela Lei 3.170, de 10 de março de 1995, a escola passou a ser denominada Escola Municipal de Artes e Ofícios Raimundo Nogueira de Faria em homenagem ao escultor que se notabilizou pelo valor artístico de suas obras e que integrou seu corpo docente. A edificação foi tombada pelo município em 13 de abril de 1998, pelo Decreto Nº 2.768.

Texto: Antônio Anderson (com informações e foto do site da Prefeitura de Pará de Minas)

#regente #coralbittencourt #músico #samuellopes #novodiretor #escoladearteseofíciosraimundonogueiradefaria #museuhistórico #parádeminas

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!