Economia

IPVA poderá ficar até 30% mais caro em Minas Gerais em 2022

IPVA poderá ficar até 30% mais caro em Minas Gerais em 2022

Matéria publicada nesta quarta-feira (3) pelo O Tempo destacou que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022 deve ficar 30% mais caro na comparação com o valor pago pelos proprietários dos veículos neste ano.

Considerando o valor praticado na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) no mês de novembro, a diferença entre o IPVA a ser pago em janeiro de 2022 e o imposto que foi pago em janeiro de 2021 varia entre 14% e 27%, dependendo do modelo do veículo.

De acordo com a reportagem, esse aumento é devido à elevação do preço dos automóveis no Brasil em 2021 causada pela escassez de peças e componentes eletrônicos enfrentados pela indústria automotiva durante a pandemia.

Segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fipe, o valor médio dos veículos no país aumentou 24,9% nos últimos 12 meses, entre outubro de 2020 e setembro deste ano. Os carros zero tiveram aumento de 20,72% no mesmo período, enquanto os veículos usados ficaram, em média, 30,25% mais caros.

Texto: Antônio Anderson (com informações de O Tempo)

Foto: Reprodução da Internet

#ipva #maiscaro #proprietáriosdeveículos #nesteano #fipe #automóvel #componenteseletrônicos #indústriaautomotiva #pandemia #ipc

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!