Economia

Ninguém gosta de pagar imposto

Ninguém gosta de pagar imposto

O Brasil passa por uma reforma tributária cujo texto já foi aprovado na Câmara dos Deputados e agora está sob os olhos do Senado para votação e obviamente vai sofrer alterações. Em entrevista na rádio CBN o Senador Ângelo Coronel, relator da reforma do Imposto de Renda, afirmou que a votação do parecer pode ficar para o ano que vem. Ângelo Coronel destacou à reportagem que não seria irresponsável de apresentar algo que não tivesse convicção sem antes ouvir os segmentos que pagam impostos. O senador destacou ainda que “ninguém gosta de pagar imposto”.

E você gosta de pagar imposto? Você tem conhecimento do quanto paga de  imposto? Todos nós pagamos impostos, com nosso consentimento ou não. Impostos estes, como o próprio nome diz, são impostos à sociedade de forma arbitrária pelo nosso Poder Executivo (governo).  O Poder  Legislativo, que cuida da redação da lei e sua aprovação, consulta apenas os setores de destaque no mundo corporativo para tomar este tipo de decisão. Você já foi consultado para saber o quanto você deseja pagar de imposto?

Um sistema tributário cheio de privilégios não o torna falho? Quando digo cheio de privilégios quero que você, caro leitor, faça uma reflexão sobre toda situação que vive no dia a dia ao fazer suas  compras seja lá onde for em nosso país. Já imaginou que o ciclo da produção inicia com a compra da matéria prima utilizada para produzir o que consumimos depois de passar por várias etapas até chegar a nós.

Então vejamos, uma mercearia próxima de sua casa compra um produto de uma rede de distribuição e, após a venda, ela emite um cupom fiscal e lhe entrega uma via. Se não lhe entrega, você não terá certeza de que ela paga imposto sobre a compra que fez. Pode estar certo de que ela não está pagando o imposto devido, mas  provavelmente está lhe cobrando esta “pequena fatia” que chamamos de imposto.

Isto é uma cadeia que se forma em todos os seguimentos que não possuem uma conduta de “não sonegar imposto”. Mas você conhece alguém que gosta de pagar imposto? Acerca desta discussão, em momentos futuros faremos mais avanços até chegarmos ao cerne da questão: “POR QUE NINGUÉM GOSTA DE PAGAR IMPOSTO?”.


Por: Geraldo Magela Silva (contador, consultor de empresas, professor e mestre em Administração com ênfase em Finanças e Gestão Corporativa)

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!