Economia

Taxa de desemprego no Brasil recuou para 11,1% no trimestre encerrado em dezembro

Taxa de desemprego no Brasil recuou para 11,1% no trimestre encerrado em dezembro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (24) que a taxa de desemprego no Brasil recuou para 11,1% no trimestre encerrado em dezembro, mas que a falta de trabalho ainda atinge 12 milhões de brasileiros.

De acordo com o IBGE, este é o menor índice desde o 4º trimestre de 2019, quando também ficou em 11,1%. Já a taxa média de 2021 foi de 13,2%, o que indica uma tendência de recuperação frente à de 2020 (13,8%).

Os dados divulgados pelo IBGE fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad). No levantamento anterior, referente ao trimestre encerrado em novembro, a taxa de desemprego estava em 11,6% e atingia 12,4 milhões de brasileiros.

A população ocupada no Brasil cresceu 3% frente aos três meses anteriores, passando para 95,7 milhões de pessoas. Na comparação com o mesmo trimestre de 2020, a alta foi de 9,8% (8,5 milhões a mais de trabalhadores).

Com o crescimento, o nível de ocupação chegou a 55,6%. Apesar da queda do desemprego, o rendimento real habitual caiu 3,6% frente ao trimestre anterior e 10,7% em relação a igual trimestre de 2020.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Foto: Reprodução da Internet

#ibge #taxadedesemprego #trimestreencerradoemdezembro #trabalho #brasileiros #recuperação #pnad #população #níveldeocupação #rendimentoreal

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!