Brasil encerra disputa das Paralimpíadas de Tóquio com a melhor campanha na história dos jogos
Neste domingo (5) acontece a cerimônia de encerramento das Paralimpíadas de Tóquio, que foi marcada pela melhor campanha brasileira nos jogos. O país foi o sétimo colocado no quadro de medalhas, com 22 de ouro, 20 de prata e 30 de bronze.
As 72 medalhas brasileiras foram conquistadas em 14 modalidades, com destaques para o atletismo (com oito de ouro, nove de prata e 11 de bronze) e a natação (com oito de ouro, cinco de prata e 10 de bronze).
A nadadora Carol Santiago, com três ouros, uma prata e um bronze, foi a maior medalhista do Brasil nos Jogos de Tóquio, que também serão lembrados pelo anúncio da aposentadoria do nadador Daniel Dias, maior medalhista do Brasil, com 27 conquistas.
O Brasil também fez bonito em Tóquio com a conquista do pentacampeonato do futebol de 5 e o ouro inédito no goalball masculino. O país também subiu no lugar mais alto do pódio no halterofilismo, com Mariana Andrea, na canoagem, com Fernando Rufino e no parataekwondo, com Nathan Torquato.
Texto: Antônio Anderson
Foto: Ale Cabral / CPB
#paralimpíadas #tóquio #atletas #brasileiros #melhorcampanha #jogos #sétimocolocado #medalhas #14modalidades #natação #atletismo #futebolde5 #goalball #halterofilismo #canoagem #parataekwondo