Internacional

Câmara dos EUA aprova impeachment de Donald Trump

Câmara dos EUA aprova impeachment de Donald Trump

A uma semana do final do mandato de Donald Trump, a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira (13) o processo de impeachment do presidente. A informação foi divulgada pelo O Globo e a ação agora segue para o Senado, que encontra-se em recesso.

Esta foi a primeira vez na história que um presidente americano foi duas vezes condenado pela Câmara dos Deputados, desta vez pela acusação de “incitar a insurreição” contra a ordem constitucional e o sistema democrático do país.

Ao contrário do primeiro processo, aprovado no final de 2019 com todos os deputados correligionários apoiando Trump, desta vez, além de todos os democratas, ao menos dez republicanos voltaram-se contra o presidente, fazendo desta a votação de impeachment com maior apoio bipartidário da história.

O resultado final foi de 232 votos a favor do impeachment e 207 contra. Os democratas desejam aprovar o impeachment de Trump para fazer desta situação um exemplo em relação a líderes que incitam a rebelião.

Agora serão necessários dois terços de senadores (67) para condenar Trump. Quando o Senado vota um impeachment, a pauta do Parlamento fica travada e Biden indicou que não deseja que isso aconteça nos seus 100 primeiros dias no cargo.

Fonte: O Globo

Imagem: Reprodução/YouTube Washington Post  

#donaldtrump #presidente #impeachment #estadosunidos #câmaradosdeputados #senado

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!