Internacional

Com a Covid-19 fora de controle, Brasil assusta seus vizinhos na América do Sul

Com a Covid-19 fora de controle, Brasil assusta seus vizinhos na América do Sul

Líder de contaminações e mortes em números absolutos da Covid-19 na região, o Brasil está assustando os seus vizinhos na América do Sul, que já estão adotando medidas restritivas para a entrada de brasileiros em seus territórios. Peru e Colômbia proibiram voos do Brasil. Quem vai do Brasil para o Chile precisa ficar em quarentena e a Argentina determinou restrições à entrada de brasileiros.

De acordo com matéria publicada pelo "Estadão", o Brasil é o terceiro país com mais vizinhos no planeta e faz fronteira com nove nações, além da Guiana Francesa, ficando atrás de Rússia e China. Embora tenha 3% da população mundial, hoje um em cada quatro mortos por Covid-19 no mundo é brasileiro. Tanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou ter grande preocupação com a letalidade e a transmissão do vírus entre os brasileiros.

“Se o Brasil não for sério, continuará afetando sua vizinhança e além”, afirmou Tedros Adhanom, diretor da OMS. O Brasil também foi criticado pela forma como o novo coronavírus é tratado. “Muitos estão caminhando na direção certa, mas não é o caso do Brasil”, criticou Mark Ryan, da cúpula da OMS.

O Brasil registra ainda recordes negativos em sua média de mortes desde o início de março, mostrando que a pandemia está em seu pior momento, com hospitais em colapso e mortes superando em média a casa das 2.000 por dia. Para Marcos Azambuja, ex-embaixador do Brasil na Argentina, o país precisa “voltar aos trilhos” e agir depressa no momento em que a pandemia perde força em outras partes do mundo com a vacinação.

“O Brasil não pode ser retardatário. Não pode se transformar num pária sanitário do planeta”, disse Marcos Azambuja. De acordo com a professora Deisy Ventura, coordenadora da pós-graduação em saúde global da USP “como grande laboratório da imunidade de rebanho, o Brasil tornou-se uma ameaça para a segurança da saúde global.”

Ao todo, 108 países já impedem a entrada livre de brasileiros ou turistas que tenham passado por aeroportos no país, segundo levantamento do "Estadão" com base em dados da Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata), sites de agências de viagens e contatos com as embaixadas dos países no Brasil.

Fonte: Estadão

Foto: Imago Images

#líder #casos #covid19 #américadosul #brasil #paísesvizinho #organizaçãomundialdasaúde #direção #recordesnegativos #voltaraostrilhos #estadão 

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!