Internacional

Dia Internacional das Meninas é comemorado neste domingo

Dia Internacional das Meninas é comemorado neste domingo

Para tentar mudar a realidade da desigualdade de gênero, das discriminações, dos abusos e violências contra meninas, a organização internacional Plan International lançou em 2012 a campanha “Por Ser Menina” (“Because I’m a Girl”), uma ação global que visa evidenciar as situações de violência e preconceito vividas por meninas ao redor do mundo.

A partir desta iniciativa da Plan International, a  Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu a data de 11 de outubro como o Dia Internacional das Meninas. O objetivo é chamar a atenção para os direitos das meninas e jovens mulheres de todo o mundo e conscientizar a população sobre os seus direitos.

De acordo com texto publicado no site Mulheres de Luta, pesquisas revelam panoramas preocupantes em que meninas de 6 a 14 anos precisam arcar com muito mais responsabilidades domésticas em relação aos meninos da mesma faixa etária, podendo sofrer abusos e ser impedidas de ter acesso à escola.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) destacou que meninas entre 5 e 14 anos passam 40% a mais de tempo realizando tarefas domésticas se comparadas aos meninos, o que equivale a uma média de 160 milhões de horas a mais por dia de trabalho.

Há uma visão que faz meninas muito jovens as responsáveis por ajudar a família e cuidar dos irmãos, muitas vezes perdendo a chance de estudar ou aproveitar a infância. Em situações extremas, como em regiões de conflito, as meninas sofrem maiores riscos de violência sexual, podendo ser forçadas ao casamento ainda muito jovens e enfrentando a maternidade precoce.

Diante de todas estas situações, o Dia Internacional da Menina pretende dar visibilidade aos programas desenvolvidos em todo o mundo para criar condições às meninas de se tornarem líderes e agentes de sua própria transformação.  De acordo com a Unicef, o mundo possui mais de 1,1 bilhão de meninas que precisam ser lembradas, amparadas e ouvidas.

Texto: Antônio Anderson (com informações do site Mulheres de Luta)

#diainternacionaldasmeninas #onu #unicef #meninas #responsabilidadesdomésticas

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!