Internacional

Mundo comemora nesta quarta-feira o Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres

Mundo comemora nesta quarta-feira o Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres

Nesta quarta-feira, 25 de novembro, é celebrado em todo o mundo o Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres. A data foi estabelecida no Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe realizado em Bogotá, Colômbia, em 1981, em homenagem às irmãs Mirabal. Las Mariposas, como eram conhecidas, as irmãs Mirabal – Patria, Minerva e Maria Teresa – foram brutalmente assassinadas pelo ditador Trujillo em 25 de novembro de 1960 na República Dominicana. 

Neste dia, as três irmãs regressavam de Puerto Plata, onde seus maridos se encontravam presos. Elas foram detidas na estrada e foram assassinadas por agentes do governo militar. Minerva e Maria Teresa foram presas por diversas vezes no período de 1949 a 1960. Minerva usava o codinome “Mariposa” no exercício de sua militância política clandestina. Elas lutavam por soluções para problemas sociais de seu país. Este horroroso assassinato produziu o rechaço geral da comunidade nacional e internacional em relação ao governo dominicano, e acelerou a queda do ditador Rafael Leônidas Trujillo.

Em 1999, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) proclama esta data como o ”Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher”. No Brasil foram registrados 648 feminicídios só no primeiro semestre de 2020, 1,9% a mais que no mesmo período de 2019, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O país conta com uma série de leis que priorizam a defesa da mulher. A principal delas é a Lei Maria da Penha, que foi sancionada em 7 de agosto de 2006 (Lei n. º 11.340), que tem o intuito de proteger a mulher da violência doméstica e familiar.

Para celebrar a data, a 7ª Região de Polícia Militar, através das Patrulhas de Prevenção à Violência Doméstica, prestou uma homenagem lembrando que presta o auxílio necessário às mulheres vítimas de violência procurando quebrar o ciclo de agressões, físicas ou psicológicas, restaurando a dignidade devida a todas as mulheres. No texto a PM escreveu "A luta pela não violência contra a mulher tem que ser de todos, homens e mulheres".

Fonte: Agências

#diainternacionalcombateàviolênciacontraasmulheres #irmãsmirabeal #assassinato #onu #feminicídios #fbsp #leis #leimariadapena #violência #homenagem


Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!