Na história do futebol amador de Pará de Minas, Geraldo Faria fala sobre o esporte no município

Na história do futebol amador de Pará de Minas, Geraldo Faria fala sobre o esporte no município

Os troféus em uma prateleira e os quadros com as equipes que fizeram a história do futebol amador de Pará de Minas são guardados com carinho por Geraldo Faria, 71, em seu escritório. Ex-presidente da Liga Desportiva, ele recebeu a reportagem do Achei Pará de Minas para falar sobre o esporte no município e não faltaram histórias para serem contadas.

Geraldo Faria afirmou que hoje é muito mais difícil conseguir pessoas que se disponham a ajudar o futebol amador. "Antigamente ajudavam muito. Me lembro que aqui no Paraense tinha um carnê que sorteava uma vespa por mês e o dinheiro era todo convertido para o clube", destacou o empresário, que foi goleiro do Paraense e do Paraminense.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de a longo prazo Pará de Minas ter uma equipe na elite do futebol mineiro, Geraldo Faria lamentou que ninguém no município tenha um projeto neste sentido. "O Paraense, por exemplo, tem um estádio todo reformado e conta com boa estrutura física, mas não tem uma diretoria com vontade de ver lá na frente um time profissional", afirmou o ex-presidente da Liga Desportiva.

Geraldo Faria lembrou de atletas de Pará de Minas que atuaram por grandes clubes do futebol brasileiro, como o atacante João Ribeiro, que jogou pelo Cruzeiro e pelo Internacional, tendo atuado ao lado de jogadores como Tostão, Raul, Dirceu Lopes, Figueroa e Falcão. "Hoje, infelizmente, poucos atletas de Pará de Minas estão se sobressaindo. Este é o maior problema, não tem renovação aqui no município", declarou Geraldo Faria, que falou sobre exceções, como jovens promessas da cidade que estão atuando na Tailândia e no campeonato universitário americano.

Saudosista da época do Paraense, Geraldo Faria lembrou do campeonato mineiro de 1966, quando o clube participou da Primeira Divisão, competição que dava acesso à Divisão Especial. "O Paraense tinha um timaço, mas, infelizmente, não conseguimos subir", lembrou Geraldo Faria, que espera uma renovação na Liga Desportiva a partir da eleição deste ano. O pleito está previsto para este mês de novembro.

"Me parece que já temos três candidatos ao cargo. Aqui em Pará de Minas a eleição acontece de quatro em quatro anos junto com a escolha do prefeito. Para a Liga é muito importante funcionar em sintonia com a prefeitura. Sem ela não dá para tocar o futebol", declarou Geraldo Faria, que comandou a Liga entre 2013 e 2016. "Eu deixei a Liga toda informatizada e conseguimos organizar bem o futebol amador do município e realizar os campeonatos", completou o ex-presidente, que se declarou torcedor do América.

"Sou o único da minha família que torce para o América. O resto é tudo atleticano. Em 1964 eu tive a oportunidade de treinar no América e sempre que posso eu vou nos jogos. Estou muito confiante que vamos conseguir o acesso para a Série A e espero que seja como campeões mais uma vez da Série B", ressaltou Geraldo Faria, que como jogador ganhou vários troféus no futebol de campo e no futsal.

Texto: Antônio Anderson

Foto: Achei Pará de Minas

#futebolamador #geraldofaria #atletas #historia #parádeminas #paraense #paraminense #américa #ligadesportiva #troféus 

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!