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MEC divulgou cartilha de orientações para a volta às aulas de estudantes surdos na educação básica

MEC divulgou cartilha de orientações para a volta às aulas de estudantes surdos na educação básica

O Ministério da Educação e Cultura  (MEC) lançou nessa segunda-feira (12) a cartilha de orientações para a volta às aulas de estudantes surdos na educação básica. O documento apresenta noções e cuidados indispensáveis ao retorno das atividades escolares e atendimentos educacionais especializados de forma presencial em meio à pandemia de Covid-19.  

O documento, que está organizado em tópicos de 25 páginas, conta com ilustrações na Língua Brasileira de Sinais (Libras). São abordados temas como a proteção individual e o uso de máscaras para estudantes surdos, tendo em vista que as expressões faciais são de vital importância para o processo de comunicação afetiva.

A capacitação, o aprimoramento de profissionais e a adaptação das salas de aula são outros pontos elucidados pela cartilha, que fala sobre os cuidados necessários para a volta às aulas presenciais, como sobre o distanciamento social, a higienização das mãos e as adaptações para o processo de ensino de forma a evitar a disseminação do novo coronavírus.

A cartilha é ilustrada com recomendações visando o melhor atendimento de estudantes com deficiência auditiva e sinalizantes, surdos, surdocegos, surdos com altas habilidades/superdotação, surdos com deficiências associadas. Segundo dados do Censo Escolar Inep 2016, o Brasil tem mais de 32,1 mil estudantes com algum grau de deficiência auditiva, dos quais 21 mil são surdos.

O processo de aprendizagem desses estudantes é norteado pelas políticas de inclusão que estão previstas no Plano Nacional de Educação Especial (PNEE) de 2020, que tem por objetivo dar mais flexibilidade aos sistemas de ensino nas ofertas de classe em escolas comuns, em especiais e nas bilíngues para surdos, diante das necessidades apresentadas pelos estudantes.

Fonte: site da União Nacional dos dirigetes Municipais de Educação (Undime)

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