Nacional

Multa automática para motoristas sem exame toxicológico entrou em vigor

Multa automática para motoristas sem exame toxicológico entrou em vigor

Entrou em vigor nessa sexta-feira (12) a lei 14.071/20 que prevê multa automática para motoristas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) das categorias C, D e E que não tiverem o exame toxicológico em dia. O valor da multa é de R$ 1.467,35 e o registro será imediato na CNH.

Apesar da vigência da nova lei, os condutores ainda terão um prazo para colocar o exame em dia. De acordo com a Associação Brasileira de Toxicologia, os motoristas terão até 30 de novembro para realizar o procedimento. Já a partir do 1º de dezembro, quem não tiver com a análise em dia, será multado automaticamente.

A Associação ainda orienta os motoristas que estão com a CNH vencida ou que vai vencer em 2021 ou em qualquer mês de 2022 que a multa pelo descumprimento do exame será cobrada no momento da renovação do documento. 

Em caso de barreiras policiais, se o motorista tiver com o exame vencido, ele também poderá ser autuado. Conforme a legislação de trânsito, os condutores das três categorias profissionais que exercem atividade remunerada devem fazer o exame a cada dois anos e seis meses.

Texto: Antônio Anderson

Foto: Reprodução da Internet

#exametoxicológico #cnh #motoristas #lei #categorias #exameemdia #associaçãobrasileiradetoxicologia #procedimento #barreiraspoliciais #exaevencido #legislaçãodetrânsito

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!