Nacional

Operação Vetus II foi realizada com o objetivo de combater a violência contra idosos

Operação Vetus II foi realizada com o objetivo de combater a violência contra idosos

Com o objetivo de combater a violência contra idosos, a Polícia Militar, em parceria com a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, o Ministério Público e a Vigilância Sanitária de Pará de Minas, realizou nessa quarta-feira (10) a Operação Vetus II.

Desencadeada em todo o Brasil pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Operação Vetus II tem como meta verificar denúncias de violência contra idosos, e os resultados da ação serão apresentados ainda neste mês de novembro.

No ano passado, durante a realização da Operação Vetus I, foram verificadas mais de 13 mil denúncias em todo o país, o que implicou na prisão de mais de 570 pessoas. A violência contra o idoso é crime previsto na lei e pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa.

Quem souber de alguma agressão pode fazer a denúncia pelo Disque 100. Qualquer pessoa pode acionar o serviço, que funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. O serviço cadastra e encaminha os casos aos órgãos competentes.

O serviço é considerado como “pronto socorro” dos direitos humanos, pois atende casos de violações que ocorreram ou que estão em andamento e possibilita o flagrante. A pessoa registra a denúncia de violência, informa quem é a vitima, se a violência é física ou psicológica, quem é o suspeito de violência, a localização, se já terminou ou está em andamento e como está sendo praticada.

Texto: Antônio Anderson

Foto: Reprodução da Internet

#violênciacontraidosos #políciamilitar #corpodebombeiros #ministériopúblico #vigilânciasanitáriadeparádeminas #brasil #operaçãovetusi #ministériodajustiçaesegurançapública #prisão

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!