Taxa de desemprego no Brasil caiu para 12,6% no terceiro trimestre

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou nesta terça-feira (30) que a taxa de desemprego no Brasil caiu para 12,6% no terceiro trimestre, mas a falta de trabalho ainda atinge 13,5% de brasileiros. Essa é a primeira vez desde o trimestre terminado em abril de 2020 que a taxa de desemprego fica abaixo de 13%.
Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad). No trimestre encerrado em agosto, a taxa de desemprego estava em 13,1% atingindo 13,9 milhões de pessoas, de acordo com os dados revisados da série do IBGE.
Na comparação com o 2º trimestre (14,2%), a taxa de desemprego recuou 1,6 ponto percentual. No 3º trimestre do ano passado, estava em 14,9%. Já o número de desempregados diminuiu 9,3% (menos 1,4 milhão de pessoas) frente ao trimestre terminado em junho (14,8 milhões de pessoas) e caiu 7,8% (menos 1,1 milhão de pessoas) na comparação anual.
O levantamento do IBGE mostrou ainda que faltavam oportunidades no mercado para cerca de 30,7 milhões de trabalhadores. Este contingente forma o que o instituto classifica como trabalhadores subutilizados. Há 1 ano, porém, eram 33,7 milhões nessa situação.
Fonte: Agências
Foto:Reprodução da Internet
#taxadedesemprego #terceirotrimestre #faltadetrabalho #brasil #ibge #pnad #desemprego #comparaçãoanual #trabalhadores