Depca divulga balanço sobre casos de abuso de vulneráveis em Minas Gerais
A Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) divulgou nessa sexta-feira (6) um balanço informando que a cada uma hora e vinte minutos uma criança ou adolescente se torna vítima de estupro de vulnerável, importunação, assédio e outros gêneros de violência sexual no Estado de Minas Gerais.
Os números indicam que 5.835 menores de idade sofreram algum tipo de violação sexual apenas entre os meses de janeiro e outubro de 2020 no estado. Estes dados se referem apenas as ocorrências que chegaram à Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), um vez que há um grande número de estupros subnotificados dos quais pouco se têm informação.
De acordo com a Depca, as principais vítimas são as meninas e garotas com idades entre 12 e 17 anos. Em relação aos meninos, os mais vulneráveis são aqueles entre 0 e 11 anos. O estupro de vulnerável é o crime com maior recorrência entre as violências sexuais cometidas este ano contra crianças e adolescentes, representando cerca de 43,3% dos registros feitos.
Os municípios com maior número de vítimas são Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia, Juiz de Fora e Ribeirão das Neves. A Depca orienta que são oferecidos canais de denúncias através do disque 100 e do disque 181, com total sigilo da identidade de quem está denunciando.
Fonte: Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente
Foto: Reprodução da Internet
#depca #balanço #estuprodevulnerável #criançaseadolescentes #violaçãosexual #políciacivil #meninos #meninas