polícia

Operação na Zona da Mata termina com a prisão de pelo menos 30 pessoas

Operação na Zona da Mata termina com a prisão de pelo menos 30 pessoas

Realizada nesse sábado (10) em cidades da Zona da Mata com o objetivo de desarticular organizações criminosas com atuação interestadual dedicadas ao tráfico de drogas, prática de homicídios, posse e porte ilegal de armas de fogo, lavagem de dinheiro, ameaças a agentes públicos e corrupção de menores, a Operação Start Over terminou com a prisão de pelo menos 30 pessoas.

De acordo com as investigações, as organizações criminosas concentravam grande parte dos seus integrantes na região de São João Nepomuceno, com ramificações nas cidades de Rochedo de Minas, Mar de Espanha, Descoberto, Juiz de Fora e Rio Novo. Somente em São João Nepomuceno, no período de janeiro de 2019 a fevereiro de 2021, foram registrados 51 homicídios, sendo 22 consumados e 29 tentados.

"A operação trouxe resultados expressivos para a região. Eram duas organizações criminosas atuantes com violência, corrupção de menores e tráfico de drogas. São empresas do crime. Então, é importante que o nosso Estado trabalhe em conjunto para que possa oferecer esse resultado que a sociedade merece", completou o coordenador do GAECO de juiz de Fora, promotor de Justiça, Thiago Fernandes de Carvalho.

A operação contou com a participação de 550 policiais das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, sob a coordenação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Comandos de Aviação do Estado (COMAVE) e de Policiamento Especializado (CPE), da PMMG e da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), do Departamento Estadual de Operações Especiais, da PCMG, além de promotores de Justiça participaram da operação.

Texto: Antônio Anderson (com informações e foto da 4ª RISP. Região Integrada de Segurança Pública)

#operação #zonadamata #políciais #civil #militar #rodoviáriafederal #grupogaeco #ministériopúblico #organizaçõescriminosas #atuaçãointerestadual

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!