polícia

Polícia Militar lançou Operação Natalina para garantir a segurança em Pará de Minas nas compras de final de ano

Polícia Militar lançou Operação Natalina para garantir a segurança em Pará de Minas nas compras de final de ano

Com o objetivo de garantir e preservar a ordem pública no período de Natal, a 19ª Cia de Polícia Militar Ind lançou nesta quarta-feira (26) a Operação Natalina. As ações serão realizadas em Pará de Minas e outras seis áreas de atuação da companhia até o dia 31 de dezembro. "Com a proximidade das festas de final de ano, a Polícia Militar está lançando a Operação Natalina, que consiste no reforço do policiamento nos centros comerciais, nas zonas críticas e nos pontos onde são identificadas as necessidades de uma maior presença policial em razão do aumento da movimentação de pessoas", afirmou o comandante da 19ª Cia, tenente-coronel Geraldo Elias de Araújo.

Como novidade neste ano, a Polícia Militar vai lançar a base comunitária em frente à Praça da Matriz, que vai servir como ponto de atendimento para o cidadão, também será utilizado um drone, operado por militares do setor de inteligência, para verificar os locais com maior aglomeração de pessoas. Ainda serão realizadas e intensificadas blitz de trânsito, batidas policiais e policiamento a pé. Além das questões de segurança, a PM também vai orientar as pessoas com relações às prevenções da Covid-19. "Tem acontecido um relaxamento muito grande com a doença e os policiais estão orientados para atuar no sentido de ajudar as pessoas a se cuidarem", ressaltou Geraldo Elias de Araújo.

O comandante da 19ª Cia também aproveitou para orientar os comerciantes com dicas de autoproteção. "A segurança pública é dever do estado, mas é responsabilidade de todos. As vezes o comerciante se descuida de um algum objetivo, deixa na rua sem o devido cuidado e isso facilita muito a ação dos infratores. Iremos passar dicas neste sentido para os donos de comércios. Para a população de uma forma geral, é importante neste período andar com pequenas quantidades de dinheiro, privilegiar o cartão de crédito, manter o telefone celular bem guardado e evitar aglomerações", afirmou Geraldo Elias de Araújo.

Durante a Operação Natalina, os policiais deverão utilizar colete refletivo "Uma parceria entre a CDL e a Polícia Militar adquirimos os coletes refletivos e estamos dependendo apenas do fornecedor. A promessa é de que nos próximos dias todo policial que for trabalhar na Operação Natalina vai estar com este colete, que proporciona uma maior visibilidade", declarou o tenente coronel. Também participaram do evento de lançamento da Campanha Natalina o presidente da CDL de Pará de Minas, Nilton Ferreira de Oliveira, o presidente da Ascipam, José Misael de Almeida, o prefeito Elias Diniz e o delegado da Polícia Civil, César Augusto Faria Freitas.

"Pará de Minas está dando prioridade para a saúde. Nós estamos vivendo um momento que jamais vivemos no mundo com a Pandemia da Covid-19. No entanto, não podemos esquecer que a vida comercial também é importante e que precisamos trabalhar dentro dos protocolos que foram definidos. Esperamos contar com a ajuda de todos neste sentido e que as festas natalinas possam servir de reflexão e de uma boa comercialização para todos nós de Pará de Minas", afirmou o prefeito Elias Diniz.

Texto e foto: Antônio Anderson

Na foto (da esquerda para a direita): o presidente da Ascipam Mizael Almeida, o delegado César Augusto Faria, o prefeito Elias Diniz, o tenente coronel Geraldo Elias e o presidente da CDL, Nilton Oliveira

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!