Política

De acordo com o TSE, perfil médio dos prefeitos eleitos é homem, branco, casado, com ensino superior e 49 anos

De acordo com o TSE, perfil médio dos prefeitos eleitos é homem, branco, casado, com ensino superior e 49 anos


Com base em informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o G1 divulgou nesta terça-feira (11) que o perfil médio dos prefeitos eleitos no 1º turno no Brasil é homem, branco, casado, com ensino superior e 49 anos.

De acordo com o TSE, a cada dez prefeitos eleitos, apenas três são negros, 55,3% têm ensino superior completo, homens representam 88% e mulheres apenas 12% do total de eleitos, um em cada cinco prefeitos eleitos no 1º turno é milionário.

A pesquisa divulgada pelo G1 mostra que dos mais de 5,4 mil prefeitos eleitos, aproximadamente 1,7 mil se declararam pretos ou pardos, o que corresponde a 32,1% do total. Em 2016, 29,2% dos prefeitos eleitos no primeiro turno eram negros.

Também houve uma ligeira mudança no perfil dos prefeitos eleitos no que diz respeito à escolaridade. O percentual era de 52,2% em 2016 e foi a 55,3% neste ano.

25% dos eleitos declararam "prefeito" como ocupação, um indicador da taxa de reeleição de vários deles. Numericamente isso significa 1.353 do total de 5.408 candidatos. Depois, as ocupações que aparecem com mais frequência são: empresário (13%), agricultor (5,7%) e advogado (5,4%).

De acordo com o TSE, entre os mais de 5,4 mil prefeitos eleitos, 313 candidatos declararam não possuir nenhum patrimônio. A proporção entre os candidatos mais ricos é a mesma registrada após as eleições de 2016, quando mais de 1,1 mil prefeitos, dos 5,5 mil eleitos, tinham declarado este patrimônio.

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!