Política

Romeu Zema confirma classificação dos 853 municípios mineiros na Onda Roxa do Minas Consciente

Romeu Zema confirma classificação dos 853 municípios mineiros na Onda Roxa do Minas Consciente

Em uma entrevista coletiva concedida na manhã desta terça-feira (16), o governador Romeu Zema confirmou a classificação dos 853 municípios mineiros na Onda Roxa do plano Minas Consciente de combate à Covid-19. A medida começa a valer a partir desta quarta-feira (17). "Não há outra alternativa. Não quero que Minas Gerais vire palco de um filme de horror", destacou Zema.

A adoção da Onda Roxa será válida por 15 dias e entre as normas a serem seguidas pelos municípios estão a determinação do toque de recolher entre 20h e 5h, a proibição da circulação de pessoas sem máscara, a proibição de reuniões presenciais e a implantação de barreiras sanitárias. "Nós estamos aqui para preservar a vida. Sabemos que isso tem um custo, mas ele é bem menor do que a vida de todos os mineiros", declarou o governador.

Além de Romeu Zema, também participaram da coletiva o novo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, e o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), coronel Rodrigo Sousa Rodrigues. A adesão dos município à Onda Roxa é obrigatória e durante a sua vigência vão poder funcionar apenas os serviços considerados essenciais.

De acordo com o governo, entende-se por serviços essenciais os setores de alimentos, exceto bares e restaurantes, que só podem funcionar via delivery; serviços de saúde; bancos, transporte público, energia e gás; manutenção de equipamentos e veículos; construção civil; lavanderias; serviços de TI, dados, imprensa e comunicação e serviços de interesse público, como água e esgoto.

A Onda Roxa também proíbe a circulação de pessoas sem o uso de máscara de proteção, seja em espaços públicos ou privados, desautoriza a realização de reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família que não moram no mesmo local e estipula que eventos públicos e privados também não estão autorizados a acontecer, mesmo que respeitem as regras de distanciamento social.

"Serão 15 dias de grandes sacrifícios, mas depois nós vamos colher os resultados positivos. Infelizmente, uma grande parte da população não vem respeitando as regras de isolamento e isso nos obrigou a tomarmos medidas mais efetivas. A verdade é que todo mundo precisa se sacrificar e sair de casa apenas para as atividades essenciais", afirmou o secretário de estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

Romeu Zema prometeu que o povo mineiro vai ter a vacina contra a Covid-19. "Estamos negociando com cinco laboratórios e pretendemos comprar 20 milhões de doses para imunizar todos os mineiros acima de 15 anos, que são o público alvo da vacina", ressaltou o governador. "Por isso eu faço um apelo ao povo mineiro. Já atravessamos um oceano e avistamos a praia. Os últimos metros que faltam poderão ser alcançados já a partir destes 15 dias, mas, para isso, precisamos da colaboração de todos", declarou Zema.

Texto: Antônio Anderson

Arte: Reprodução das Redes Sociais

Foto: Imprensa / Governo MG

#ondaroxa #municípiosmineiros #governador #romeuzema #proibições #classificação #minasconsciente 

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!