Política

TSE faz parceria com as redes sociais para evitar fake news nas eleições

TSE faz parceria com as redes sociais para evitar fake news nas eleições

Em entrevista à Globo News no último final de semana, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, afirmou que o tribunal realizou uma parceria com o WhatsApp, o Twitter, o Facebook, o Instagram, o Google e o TikTok para combater a divulgação de fake news durante as eleições. Ele explicou que não vai haver censura, pois o objetivo principal é prevenir o problema.

"Claro que nós iremos coibir os casos de fake news que possam ser reprimidos judicialmente. Mas nós estamos fazendo um pouco diferente. Nós estamos tendo uma atuação preventiva intensa para tentar minimizar e neutralizar a ocorrência de fake news durante a campanha eleitoral", declarou Barroso.

As redes sociais vão desenvolver ferramentas para combater perfis falsos, uso indevido de robôs e impulsionamentos ilegais de conteúdo. Barroso explicou ainda que o TSE vai tomar outras providências para combater a disseminação de fake news, como a criação de um site chamado "fato ou boato". Ele negocia para que o acesso a esse portal seja gratuito para toda população.


Texto: Antônio Anderson (com agências)

Imagem: Nelson Jr./SCO/STF

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!