Política

Veja as dicas do Achei Pará de Minas para a eleição deste domingo

Veja as dicas do Achei Pará de Minas para a eleição deste domingo

Neste domingo (15) de novembro serão eleitos o novo prefeito, o vice-prefeito e 17 vereadores. E com o objetivo de ajudar os eleitores, o Achei Pará de Minas publica algumas dicas para a hora do voto.

O título de eleitor

- Para consultar o número do título e a situação eleitoral é necessário saber o nome completo, data de nascimento e nome da mãe. No dia da votação, mesmo que não saiba qual é a sua zona eleitoral, o eleitor poderá votar sem ter o título em mãos. Bastará que ele apresente um documento com foto.

- Para ajudar o eleitor, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza um recurso em seu site que permite a consulta do número do título, da zona eleitoral e do endereço da seção de votação. Para obter estas informações é necessário também que o eleitor informe o nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

- O eleitor terá a possibilidade de saber como se encontra a sua situação eleitoral. Através de consulta no site do TSE, ele vai digitar o número do título ou nome completo e a data de nascimento para ser informado se o seu documento está regularizado.

Local de votação

- No site do TSE tem uma ferramenta que permite ao eleitor fazer a consulta dos números do título, da zona eleitoral e do endereço da seção de votação. Para conseguir estas informações, o eleitor também vai precisar informar o nome completo, data de nascimento e nome completo da mãe.

O que pode e o que não pode no dia da eleição 

- Os eleitores precisam ficar atentos às orientações no dia da votação. Os locais de votação vão funcionar de 7h às 17h, com horário preferencial de 7h às 10h para maiores de 60 anos. Por causa das medidas de segurança de combate à pandemia da Covid-19 será obrigatório o uso de máscaras e do álcool em gel (o eleitor que chegar ao local com o rosto descoberto será barrado na entrada e o álcool em gel será passado nas mãos antes e depois do voto); o TSE recomenda que o eleitor leve a própria caneta para assinar o caderno de votação.

- O TSE proíbe no dia da eleição o uso de amplificadores de som, de alto-falantes ou a promoção de comício ou carreata, propaganda de boca de urna, divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos e a publicação de conteúdos nas aplicações de internet. Todas estas ações são consideradas crime. A lei eleitoral permite a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor através do uso de camisetas, broches e adesivos.

Na hora do voto

- A urna de votação obedece a sequência de vereador e depois prefeito. Primeiro o eleitor vai digitar os cinco números para escolher o seu candidato a vereador. Após digitar esta sequência é importante conferir se o nome e a foto do candidato escolhido aparecem na urna eletrônica. Se estiver errado, basta apertar a tecla "corrige" e digitar o número certo. Ao apertar "confirma", o eleitor computa o voto para aquele candidato e não será mais possível alterar. Escolhido o vereador, o eleitor vai digitar os dois números de candidato ao cargo de prefeito. Aqui vale as mesmas recomendações sobre a conferência do nome e da foto antes de apertar a tecla "confirma". O TSE informa que será proibida a utilização de telefone celular, tablets, rádio comunicadores, câmeras e quaisquer outros aparelhos eletrônicos dentro da cabine de votação.

Justificativa para não votar

- Os eleitores que estiverem fora de seus domicílios eleitorais no dia de votação precisam justificar a ausência para a Justiça Eleitoral. A justificativa deverá ser realizada pelo aplicativo e-Título até 14 de janeiro, para ausência no 1º turno, e 28 de janeiro, no 2º turno. Caso o eleitor não tenha smartphone ou acesso à internet, o processo pode ser feito em qualquer seção eleitoral. Os eleitores têm até o dia 14 de janeiro para justificar a ausência no primeiro turno e 28 de janeiro para justificar a ausência no segundo turno.

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!