Promotor eleitoral fala ao Achei Pará de Minas sobre as eleições no município

Promotor eleitoral fala ao Achei Pará de Minas sobre as eleições no município

Em entrevista à reportagem do Achei Pará de Minas o promotor eleitoral Renato Vasconcelos comentou sobre as eleições para as escolhas do prefeito, vice-prefeito e vereadores no município. "Que o eleitor possa escolher livremente e que os candidatos possam trabalhar dentro da lei. Assim, as urnas vão poder dar o veredicto em prol dos mandatos para aqueles que mais merecerem", declarou o promotor.

A preocupação com a lisura do pleito se justifica, uma vez que o Ministério Público já vem recebendo denúncias de irregularidades nas campanhas. "A maior parte das denúncias diz respeito a propaganda eleitoral irregular, mas também estamos apurando denúncias de compra de votos", afirmou Renato Vasconcelos.

Sobre a apuração destes fatos, Renato Vasconcelos destacou a importância de se apresentar provas. "O que a gente sempre pede é que a denuncia venha acompanhada de provas e informações para que possamos investigar de uma forma mais eficiente. Sempre que houver uma testemunha, uma filmagem ou uma prova, isso facilita muito a instrução dos inquéritos e dos processos", declarou o promotor eleitoral.

Renato Vasconcelos ainda comentou sobre a questão envolvendo a compra de votos. "Trata-se de um crime eleitoral previsto no artigo 299 do Código Eleitoral.  Tanto o eleitor que vende seu voto quanto o candidato que compra estão agindo fora lei", ressaltou o promotor eleitoral. "É preciso ressaltar que a lei nem exige a compra efetiva do voto. Se algum candidato me oferecer uma vantagem pessoal, um benefício, dinheiro ou favor para eu votar nele, mesmo que eu não aceite, ele vai estar incorrendo no crime e estará sujeito a punições", completou.

Texto: Antônio Anderson

#eleições #parádeminas #promotoreleitoral #renatovasconcelos #prefeito #vereador

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!