Saúde

Anvisa autorizou o uso da vacina da Pfizer para crianças a partir de 5 anos

Anvisa autorizou o uso da vacina da Pfizer para crianças a partir de 5 anos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta quinta-feira (16) o uso da vacina da Pfizer para imunizar crianças a partir de 5 anos contra a Covid-19. Antes, o imunizante da fabricante tinha o uso permitido no país apenas em pessoas com mais de 12 anos.

De acordo com a Pfizer, o contrato para fornecimento de 100 milhões de vacinas em 2022 inclui a possibilidade de entrega das versões modificadas do imunizante. O Ministério da Saúde prevê vacinar 70 milhões de crianças nesta faixa etária em todo o Brasil.

A Pfizer informou que para garantir a entrega das doses específicas das crianças basta um pedido do ministério. A empresa não informou em quanto tempo pode enviar essas vacinas após ser acionada pela Saúde. Gestores do ministério estimam que as doses comecem a chegar no próximo mês.

As vacinas da Pfizer aplicadas no grupo de 5 a 11 anos e nos mais velhos têm o mesmo princípio ativo, mas algumas diferenças na composição. A dose destinada às crianças equivale a 1/3 daquela indicada ao grupo de 12 anos ou mais.

A Anvisa começou a avaliar o pedido da Pfizer de vacinação das crianças no dia 16 de novembro. Para obter a autorização, o laboratório precisa conduzir estudos que demonstrem a relação de segurança e eficácia para determinada faixa etária. Esses estudos podem ser conduzidos no Brasil ou em outros países.

Texto: Antônio Anderson

Foto: Reprodução da Internet

#anvisa #vacinapfizer #imunizante #fornecimento #70milhões #crianças #brasil #ministériodasaúde #próximomês #composição #laboratório #estudos #faixaetária 

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!