Saúde

Anvisa decidiu suspender a obrigatoriedade da exigência da fase 3 da vacina contra a Covid-19

Anvisa decidiu suspender a obrigatoriedade da exigência da fase 3 da vacina contra a Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nessa quarta-feira (3) que vai retirar a obrigação de exigência da fase 3 de testes no Brasil para uso emergencial de vacinas contra o coronavírus. A mudança ocorre para que toda a documentação dos estudos clínicos das fabricantes de imunizantes seja apresentada no menor tempo possível.

A atualização da norma se torna essencial para que vacinas aprovadas em outros países e que estejam na fase 3 cheguem ao Brasil com mais rapidez, desde que tenham certificado de segurança e eficácia nos testes. A Anvisa já vinha estudando esta medida há algum tempo por causa da dificuldade que o governo federal vem encontrado para a compra de vacinas.

A nova medida pode acelerar a aprovação de vacinas como a russa Sputnik V, que segundo dados preliminares divulgados pela revista científica Lancenet apresentou uma eficácia de 91,6%. A Anvisa destacou que fará exigências para que estudos de fase 3 no exterior sejam aprovados no Brasil.

Uma delas é o acompanhamento dos participantes para a avaliação de eficácia e segurança dos participantes do estudo por pelo menos um ano. Os fabricantes também terão de facilitar o acesso aos dados gerados em sua totalidade e demonstrar que os estudos pré-clínicos e clínicos foram conduzidos conforme as diretrizes aceitas nacional e internacionalmente. 

Fonte: Estado de Minas

Foto: Reprodução da Internet

#anvisa #fase3 #vacinas #usoemergencial #covid19 #estudosclínicos #certificadodesegurança #eficácianostestes #estudo

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!