Saúde

Campanha Dezembro Laranja alerta para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele

Campanha Dezembro Laranja alerta para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele

Depois do outubro rosa e do novembro azul, chegou a vez do Dezembro Laranja alertar a população brasileira sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil registra cerca de 180 mil novos casos da doença por ano, o que significa que um em cada quatro novos casos de câncer no país é de pele. Ele é mais comum em pessoas de pele clara e com mais de 40 anos.

O câncer de pele do tipo não melanoma é o mais frequente, sendo que a doença tem letalidade baixa e pode ser curado se for diagnosticada e tratada logo no início. De acordo com os médicos, uma das possíveis causa do câncer de pelo é a falta de aplicação de protetor solar e a exposição prolongada ao sol, especialmente entre 10h e 16h, período em que os raios ultravioletas são mais fortes.

Para evitar a doença, os especialistas recomendam, além do protetor solar, o uso de roupas adequadas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV e sombrinhas. O tratamento depende do tipo de câncer de pele, que geralmente é definido após a biópsia. Neste ano o tema da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele é “Se exponha, mas não se queime”. O Inca estima que para os próximos anos a estimativa é de 165.580 mil novos casos de câncer da pele não melanoma.

Texto: Antônio Anderson (com agências)

Foto: Reprodução da Internet

#dezembrolaranja #câncerdepele #inca #brasil #novscasos #doença #diagnóstico #peleclara #melanoma

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!