Saúde

Comitê Estadual de combate à Covid-19 reclassifica macrorregiões do estado e Pará de Minas volta para a onda amarela

Comitê Estadual de combate à Covid-19 reclassifica macrorregiões do estado e Pará de Minas volta para a onda amarela

A alta de 27% no índice de contaminação da Covid-19 em Minas Gerais na última semana fez o Comitê Extraordinário de combate à doença do estado editar nessa quarta-feira (2) novas resoluções determinando que sete macrorregiões vão estar na onda amarela, quatro na onda vermelha e três na onda verde do plano Minas Consciente.

Macrorregiões Centro, Centro-Sul, Norte e Oeste saem da onda verde e retornam para a onda amarela. Além delas, as macrorregiões Sudeste, Sul e Vale do Aço permanecem na onda amarela. Nesse estágio são permitidos serviços como academias, salões de beleza, clubes, além do consumo em bares e restaurantes.

As macrorregiões Leste e Nordeste, Leste do Sul e Jequitinhonha estão classificadas na onda vermelha. Nesta fase, somente os serviços essenciais são recomendados a funcionar. As macrorregiões Noroeste, Triângulo do Norte e Triângulo Sul permanecem na onda verde.

Por causa desse nova classificação, a macrorregião Oeste, da qual Pará de Minas faz parte, retorna para a onda amarela, fase que não é permitida músicas e shows ao vivo em bares, atividades artísticas e teatrais, Cinemas, bibliotecas, museus, Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufe, boliches, sinuca e serviços tatuagens.

Nessa terça-feira (1º) o comitê municipal de enfrentamento anunciou a decisão de manter Pará de Minas no Onda Verde restringindo para 120 o número de pessoas nos eventos em que houver a possibilidade de grandes aglomerações. O decreto tem validade até o dia 15 de dezembro, quando está prevista uma nova reunião dos membro do comitê.

"Pará de Minas está na onda verde do plano Minas Consciente. Mas isso não quer dizer que a qualquer momento, dependendo de uma nova classificação do Comitê de Estado, possamos promover mudanças na flebilização", afirmou o  procurador-geral de Pará de Minas, Hernando Fernandes da Silva. 

De acordo com o boletim divulgado nessa quarta-feira pela Secretaria Municipal de Saúde, Pará de Minas registrou 1.000 exames positivos e 26 mortes pela Covid-19. Deste total, 922 pessoas haviam se recuperado, 45 estavam se recuperando em casa e sete permaneciam internadas. Para garantir o cumprimento das medidas de segurança contra a Covid-19, a vigilância Sanitária, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros começa a intensificar nesta quinta-feira (3) a fiscalização nos estabelecimento do município. 

Texto: Antônio Anderson

Foto: Reprodução da Internet

#covid19 #comite #estado #ondamarela #ondavermelha #parádeminas 

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!