Saúde

Comitê Municipal de combate à Covid-19 volta a se reunir extraordinariamente nesta terça-feira

Comitê Municipal de combate à Covid-19 volta a se reunir extraordinariamente nesta terça-feira

Áudios divulgados nas redes sociais nessa segunda-feira (28) relatando sobre o crescimento no número de casos da Covid-19 em Pará de Minas, sobre o aumento de utilização dos leitos hospitalares e sobre a possibilidade de que o município possa fechar suas fronteiras e decretar lockdown chegaram ao conhecimento do Comitê Municipal de combate à doença, que nesta terça-feira (29) vai voltar a se reunir extraordinariamente para discutir sobre a publicação de um novo decreto.

"A situação é realmente preocupante, mas não tem lockdown  programado. Tomamos consciência sobre a questão da utilização dos leitos do hospital Padre Libério e vamos deliberar para ver se restringimos ainda mais a flexibilização em nossa cidade", afirmou o procurador-geral do município, Hernando Fernandes. De acordo com ele, só o poder púbico não dá conta desta situação. "É preciso que a população também colabore. Por exemplo, não dá para pensar em festa de final de ano. O momento que estamos vivendo é muito grave e enquanto a vacina não for liberada e todos vacinados não podemos nos descuidar", ressaltou o procurador-geral.

Sobre a informação do aumento de utilização de leitos hospitalares, Hernando Fernandes disse que a situação precisa ser bem avaliada. "Se chegar a 70%, 80% é realmente preocupante. Agora, se for utilizado 60% dos leitos dá para a gente tentar caminhar dentro de uma normalidade entre aspas. Eu recebi da Secretaria Municipal de Saúde uma solicitação endereçada ao Comitê detalhando a situação do município em relação a Covid-19. Com base neste dados vamos ver o que podemos fazer para tentar diminuir os casos no município", ressaltou o procurador-geral. Uma possibilidade poderá ser reduzir o horário de funcionamento de alguns estabelecimentos, como bares e restaurantes.

O Achei Pará de Minas também procurou o provedor do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), Paulo Duarte, para comentar sobre a questão envolvendo o aumento na utilização de leitos no hospital. Ele destacou que tomou conhecimento de um dos áudios através de nossa reportagem e que ficou bastante surpreso com o conteúdo. Paulo Duarte destacou que nessa terça-feira (29) vai fazer um pronunciamento respondendo a todos os itens dos áudios.

Texto: Antônio Anderson

Foto: reprodução da Internet

#covid19 #comitê #parádeminas #lockdown #hospital #padrelibério #hnsc #procuradorgeral #hernandofernandes

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!