Inmet alerta para os riscos de se sofrer uma hipertermia devido à manutenção das altas temperaturas
Com a previsão de manutenção das temperaturas próximas aos 40°C até esta sexta-feira (9) o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para possibilidade da população sofrer uma hipertermia (quando a temperatura se eleva e o corpo não consegue dissipar o calor absorvido).
A doença, que atinge principalmente crianças, idosos e grávidas, pode levar à morte e os seus principais sintomas são urina escura ou amarelada, dor de cabeça, transpiração excessiva e alterações na pressão. Para se evitar a hipertermia, os especialistas orientam as pessoas a beberem muita água, evitarem exposição ao sol por muito tempo e monitorarem a cor da urina.
De acordo com o Inmet, o alerta para as condições de saúde diante das temperaturas extremas foi feito porque as estações meteorológicas têm marcado dados muito superiores à média histórica. Em Belo Horizonte, por exemplo, a media das máximas de outubro é de 28,1°C, mas ontem os termômetros chegaram a marcar 36,6°C no Bairro Santo Agostinho.
A situação é ainda mais grave no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais. Em Ituiutaba a média das máximas para outubro é de 33,1°C. Mas, nos últimos dias, os termômetros ultrapassaram a marca dos 40°C.
Segundo o Climatempo, a região Centro-Oeste de Minas Gerais tem previsão para os próximos dias de tempo seco e ensolarado e as temperaturas poderão variar entre 38ºC e 40ºC as máximas, enquanto as mínimas ficam entre 16ºC e 19ºC.
Texto: Antônio Anderson (com informações do portal UAI)
#temperaturas #hipertermia #doença #temperaturasextremas #estaçõesmeteorológicas #média #belohorizonte #centrooeste #triângulomineiro