Pará de Minas aparece entre os municípios com mais incidência de casos suspeitos da dengue em Minas Gerais
Boletim divulgado nessa quarta-feira (10) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) mostrando o número de casos suspeitos da dengue em Minas Gerais colocou Pará de Minas entre os municípios com mais incidência da doença. Entre 19 de junho do ano passado e 8 de fevereiro deste ano, o estado registrou 5.281 casos prováveis, 1.201 casos confirmados e um óbito.
De acordo com a SES, Belo Horizonte lidera as estatísticas, com 785 casos prováveis. A capital é seguida de Uberaba (506), Resplendor (377), Contagem (165), Cataguases (159), Betim (132), Santa Luzia e Uberlândia (130), Pará de Minas (92), Ipatinga (78) e Divinópolis (51).
Em relação à Febre Chikungunya, foram registrados 1.112 casos prováveis da doença e 188 casos confirmados. Não foram confirmados óbitos pela doença Minas Gerais. A SES-MG divulgou que foram registrados 66 casos prováveis e três confirmados da Zika. Também não foram confirmados mortes pela doença no estado.
A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em locais onda existe água parada. Para evitar pegar a doença, a prefeitura de Pará de Minas, através da Secretaria Municipal de Saúde, orienta à população que mantenha limpo recipientes que possam acumular água, como bebedouros de animais, pneus, ralos, vasos e pratos de plantas.
O mais recente Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) realizado em janeiro no município confirmou que Pará de Minas apresentou um índice de infestação de 5.4%. Este resultado representa um alto risco de epidemia de dengue, principalmente agora com a chegada do período de chuvas.
Terxto: Antônio Anderson
Foto: Reprodução da Internet
#sesmg #dengue #chikungunya #zica #minasgerais #parádeminas #casosconfirmados #casossuspeitos #óbito #belohorizonte #recipientes #acumularágua #liraa #índicedeinfestação