Saúde

Pará de Minas aparece entre os municípios com mais incidência de casos suspeitos da dengue em Minas Gerais

Pará de Minas aparece entre os municípios com mais incidência de casos suspeitos da dengue em Minas Gerais

Boletim divulgado nessa quarta-feira (10) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) mostrando o número de casos suspeitos da dengue em Minas Gerais colocou Pará de Minas entre os municípios com mais incidência da doença. Entre 19 de junho do ano passado e 8 de fevereiro deste ano, o estado registrou 5.281 casos prováveis, 1.201 casos confirmados e um óbito. 

De acordo com a SES, Belo Horizonte lidera as estatísticas, com 785 casos prováveis. A capital é seguida de Uberaba (506), Resplendor (377), Contagem (165), Cataguases (159), Betim (132), Santa Luzia e Uberlândia (130), Pará de Minas (92), Ipatinga (78) e Divinópolis (51).

Em relação à Febre Chikungunya, foram registrados 1.112 casos prováveis da doença e 188 casos confirmados. Não foram confirmados óbitos pela doença Minas Gerais. A SES-MG divulgou que foram registrados 66 casos prováveis e três confirmados da Zika. Também não foram confirmados mortes pela doença no estado.

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em locais onda existe água parada. Para evitar pegar a doença, a prefeitura de Pará de Minas, através da Secretaria Municipal de Saúde, orienta à população que mantenha limpo recipientes que possam acumular água, como bebedouros de animais, pneus, ralos, vasos e pratos de plantas.

O mais recente Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) realizado em janeiro no município confirmou que Pará de Minas apresentou um índice de infestação de 5.4%. Este resultado representa um alto risco de epidemia de dengue, principalmente agora com a chegada do período de chuvas.

Terxto: Antônio Anderson

Foto: Reprodução da Internet

#sesmg #dengue #chikungunya #zica #minasgerais #parádeminas #casosconfirmados #casossuspeitos #óbito #belohorizonte #recipientes #acumularágua #liraa #índicedeinfestação

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!