Saúde

Pará de Minas vai realizar nesta sexta-feira o Dia D de combate a Dengue

Pará de Minas vai realizar nesta sexta-feira o Dia D de combate a Dengue

Agentes de combate a endemias vão realizar nesta sexta-feira (26), na Praça da Matriz, o Dia D de combate a Dengue. O evento acontece de 8h às 16h e tem como objetivo mostrar os ciclos do mosquito Aedes aegypti , as doenças que ele causa e as formas de combatê-lo.

“O Aedes aegypti tem quatro fases:  ovo, larva, pupa e mosquito adulto. A gente só pode combater o que conhece e é isso que pretendemos mostrar para a população de Pará de Minas neste Dia D”, afirmou o agente de combate a endemias, Rogério Marinho.

O mosquito é responsável pela transmissão de doenças como Dengue, Chikungunya  e Zika. Em Pará de Minas, de acordo com o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) realizado em outubro, o índice de infeção foi de 3,3%.

O número é considerado alto em relação ao que o Ministério da Saúde entende como satisfatório, que é de 0,9% de infecção. “Este período de chuva acelera o ciclo do mosquito. Por isso a importância da população ajudar”, declarou Rogério Marinho.

“Todo mundo precisa tirar uns 15 minutos da semana para olhar se sua casa e seu quintal não têm água parada que possa servir como foco do mosquito. Fazendo isso, você está cuidando da saúde de sua família e de todos no município”, ressaltou Rogério Marinho.

Texto: Antônio Anderson

Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas

#diad #combate #mosquito #aedesaegypti #parádeminas #praçadamatriz #ciclosdomosquito #doenças #dengue #chikungunya #zika #períododechuva #agentesdecombateaendemias

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!