Saúde

Prefeitura de Pará de Minas divulgou plano de contingência para a vacinação da Covid-19 no município

Prefeitura de Pará de Minas divulgou plano de contingência para a vacinação da Covid-19 no município

A prefeitura de Pará de Minas divulgou nessa quinta-feira (14) o plano de contingências para a vacinação da Covid-19 no município. De acordo com o documento, o estado de Minas Gerais, através da lei 23.787 de 7 de janeiro de 2021, vai garantir a toda a população o acesso à vacinação assim que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar o registro do imunizante.

"Nós encaminhamos para o Ministério da Saúde e o estado o nosso plano de contingência. Assim que for liberada a vacinação, já temos todas as estratégias definidas para começar a imunização da população", afirmou o procurador-geral de Pará de Minas, Hernando Fernandes. "A promessa é que a Anvisa liberando a vacina ela começa a ser distribuída na segunda-feira e a vacinação começa no dia 20", ressaltou o procurador. 

Segundo o plano de contingência, neste primeiro momento foi necessário definir a estimativa da demanda de doses, a compra e locação de insumos, materiais, impressos e equipamentos necessários para prover as salas de vacinação, qualificar os profissionais envolvidos no processo e determinar o planejamento das ações.

Terão prioridade de vacinação os trabalhadores da área de saúde, pessoas acima de 60 anos, indígenas aldeados, comunidades ribeirinhas e quilombolas, população em situação de rua, pessoas com alguma morbidade, profissionais da educação, membros das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade, detentos, profissionais do transporte coletivo e rodoviário de carga.

De acordo com o documento, o município deverá adquirir 25 câmaras frias sendo uma para cada Unidade Básica de Saúde poder armazenar as vacinas. Também vão ser adquiridas uma câmara fria -80ºC e -60ºC, duas caixas térmicas de 120 litros, 40 caixas térmicas de 25 litros, 30 caixas térmicas de 18 litros e de 15 litros, 100 termômetros digitais para controle de temperatura, 300 unidades de gelo artificial reutilizável de 550 ml, 20 tendas, 82.651 seringas de 1 ml, 16.530 seringas de 3 ml, 99.181 agulhas, 66 quilos de algodão, 1.000 descarpak de 13 litros e dois carros de locação.

O plano destaca que as salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão funcionar de segunda a sexta-feira de 7h30 às 15h30. O horário será estendido, de 7h30 às 19h30, em pelo menos seis UBS e uma Unidade por distrito. Serão utilizadas 55 equipes de vacinação e todas as 25 salas de imunização das UBS estarão funcionando, inclusive a sala de imunização do Ambulatório Médico de Especialidades (AME).

Durante o processo da vacinação serão definidos pontos estratégicos como supermercados, prédio da prefeitura, praças, Parque Bariri, Parque do Eldorado, estacionamento da Escola Fernando Otávio e Faculdade de Pará de Minas (Fapam). Também serão realizadas ações no estilo Drive-thru para atender quem tem mais dificuldade de locomoção. Para garantir a realização da vacinação, o plano prevê a contratação de profissionais como enfermeiros, técnico em enfermagem e motoristas e a convocação de servidores lotados na Secretaria de Saúde.

As doses da vacina serão armazenadas na rede de frios do município que fica localizada no prédio do Ambulatório Médico de Especiabilidades (AME) e serão distribuídas para as UBS através de motoristas. A vacinação na área rural será realizada em regime de escala para atender aos 18 distritos em data diferente do dia D. O plano destaca que será feito o registro de todas as doses ministradas da vacina através da Rede de Atenção à Saúde (RAS) tanto no cartão ou caderneta de vacinação do usuário nos sistemas de estratégia e-SUS APS.

A equipe de imunização será encarregada de informar, através de relatórios, a cobertura vacinal no município e a campanha publicitária vai seguir um planejamento de acordo com a evolução de cada etapa. ""Estamos fazendo a nossa parte para garantir o atendido para toda a população. Mas precisamos aguardar para saber primeiro como será a distribuição da vacina. Ainda não sabemos se as doses vão chegar primeiro na capital e depois serão distribuídas para o interior ou se iremos receber ao mesmo tempo", afirmou Hernando Fernandes.

Texto: Antônio Anderson

Foto: reprodução da Internet

#planodecontingências #vacinação #covid19 #parádeminas 

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!