Saúde

Primeiro LIRAa de 2021 em Pará de Minas deverá ser concluído neste final de semana

Primeiro LIRAa de 2021 em Pará de Minas deverá ser concluído neste final de semana

Com previsão de se concluído neste final de semana, o primeiro Levantamento Rápido de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa) de 2021 em Pará de Minas está sendo realizado em vários bairros do município e tem como objetivo identificar o índice de proliferação dos focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica.

A partir deste levantamento, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai definir as ações para combater o mosquito. De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) divulgado no dia 6 de janeiro, Pará de Minas tem 3.640 casos suspeitos de dengue. O município é superado apenas por Belo Horizonte, que registrou 5.703 ocorrências.

Com a chegada do período de chuvas, os casos de dengue costumam aumentar nesta época do ano e a Vigilância em Saúde orienta os moradores para que tomem medidas simples como manter o quintal limpo, evitar deixar acumular água em vasos de plantas e vasilhas de animais, tampar caixas d´água e cisternas e ter consciência no acondicionamento do lixo.

Em relação as outras duas doenças, segundo o boletim da SES-MG, Pará de Minas tem três casos suspeitos de chikungunya e quatro de zica. Em toda Minas Gerais foram registrados 3.123 casos prováveis, 1.689 casos confirmados e três mortes suspeitas de chikungunya. Os números da zica são 479 casos suspeitos e 144 confirmados.  

Texto: Antônio Anderson

Foto: Reprodução da Internet

#liraa #parádeminas #prefeitura #levantamentorápido #bairros #proliferaçãodosfocos #mosquitotransmissor #dengue #chikungunya #zica #sesmg #município #belohorizonte #aedesaegypti

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!