Saúde

Regiões Noroeste e Triângulo Norte de Minas adotam toque de recolher

Regiões Noroeste e Triângulo Norte de Minas adotam toque de recolher

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, confirmou nesta quarta-feira (3) a criação da Onda Roxa no programa Minas Consciente. A medida é mais restritiva que as demais e vai atingir as regiões Noroeste e Triângulo Norte, incluindo as cidades Uberlândia, Unaí e Patos de Minas. Entre os municípios atingidos também estão Monte Carmelo, Araguari e Patrocínio, que integram a Triângulo Norte. 

Triângulo Sul, Norte e parte da Região Sul, que estão na Onda Vermelho, podem passar para o nível roxo. A nova onda não é opcional e as medidas entram em vigor nesta quarta-feira (4). “Estamos falando do colapso da rede de saúde na região. Não é um problema municipal mais. É um problema regional. A prefeitura que estiver na região da Onda Roxa terá duras restrições quanto às atividades econômicas e horários”, afirmou o governador.

A Onda Roxa determina que a circulação de pessoas e veículos nas localidades fica limitada a serviços essenciais; haverá toque de recolher entre 20h e 5h e as pessoas que estiverem sem máscara não vão poder frequentar espaços públicos ou de uso coletivo. Além disso, quem estiver com sintomas de gripe não poderá circular nas ruas, a não ser em caso de deslocamentos para consultas médicas. Nestas regiões vão ser instaladas barreiras sanitárias.

As medidas valem por 15 dias e foram classificadas como “pontuais” pelo governador. “Espero que seja suficiente, mas estaremos revendo continuamente o que for necessário. Se daqui dois ou três dias for necessário que uma região migre para a Onda Roxa, iremos fazer. Estamos falando de necessidade, e não de opção. Não há outro caminho a não ser esse”, destacou Romeu Zema.

A decisão atende a uma carta aberta divulgada nessa segunda-feira (1º) pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) que pede a adoção de medidas restritivas contra a pandemia e sugere lockdown nas cidades das 20h às 6h. Atualmente, a ocupação de leitos de UTI em Minas é de 74% e de enfermaria, 68,5%. Em algumas cidades mineiras, o sistema de saúde aproxima-se do colapso, como em Montes Claros, na região Norte, onde os leitos clínicos do SUS chegam a uma ocupação de 97%.

Texto: Antônio Anderson (com informações do Estado de Minas)

Foto: Achei Pará de Minas

#governador #romeuzema #ondaroxa #minasconsciente #medidasrestritivas #noroeste #triângulonorte #ondavermelha

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!