Saúde

Secretário de Saúde de Pará de Minas confirma preocupação com novos casos da Covid-19 após o período do Carnaval

Secretário de Saúde de Pará de Minas confirma preocupação com novos casos da Covid-19 após o período do Carnaval

O secretário municipal de Saúde de Pará de Minas, Wagner Magesty, comentou nesta quarta-feira (2) sobre a preocupação com a possibilidade do surgimento de novos casos da Covid-19 no município após o período do Carnaval. “Ainda vivemos uma pandemia que não foi erradicada. Infelizmente, mesmo sabendo de sua responsabilidade, o brasileiro se esquece de tomar cuidados essenciais, como o uso de máscara e o distanciamento social”, ressaltou o secretário.

Wagner Magesty destacou que até o dia 10 de março vai ser divulgado um novo balanço e não descartou o risco de um acréscimo nos casos. “A gente vê com muita preocupação esta situação, principalmente que não existem mais os financiamentos dos leitos de Covid-19 por parte do Ministério da Saúde e do Estado. Os municípios e hospitais estão fechando leitos para destinação ao tratamento da doença”, disse o secretário.

“Em Pará de Minas, no caso dos hospitais Nossa Senhora da Conceição e Padre Libério, estes leitos ainda são mantidos sendo custeados pelo município. Esta situação nos causa imensa intranquilidade, porque a cada dia que passa essa responsabilidade é destinada para o município e a gente sabe que o SUS é tripartite – União, Estado e Município”, afirmou Wagner Magesty.

O secretário também comentou sobre a preocupação do governo de Minas com a volta de doenças que eram consideradas erradicadas, como a poliomielite. “Nós também estamos muito preocupados com esta situação. Há muitos anos já foi criada a vacina para esta doença, mas a falta do controle vacinal e da procura pelos imunizantes acaba contribuindo para este problema”, declarou Wagner Magesty.

O secretário destacou que em Pará de Minas está sendo desenvolvido um trabalho para fortalecer as campanhas de vacinação para todas as doenças, como o sarampo e poliomielite. “Todas estas vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde. Temos um arsenal de vacinas que está à disposição da população, principalmente a infantil”, ressaltou Wagner Magesty.

Ainda de acordo com o secretário, a campanha de vacinação em Pará de Minas, principalmente contra a Covid-19, vai muito bem. “Na medida que vamos recebendo reforços de dose já estamos disponibilizando nos postos de saúde. Nessa quinta-feira (3), quando a Regional de Saúde de Divinópolis voltar do recesso, vamos ter uma noção de quantas novas doses receberemos e poderemos definir o próximo ciclo vacinal”, afirmou o secretário.

Apesar do fim das ondas do plano Minas Consciente, Wagner Magesty destacou que o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Pará de Minas tem poder para deliberar sobre medidas que podem ser adotadas no município no caso do aumento nos números da doença. O secretário lembrou que o quadro da doença não está agravado e que existe uma consciência maior da população para a importância da vacinação.

“Tivemos um pico extremamente elevado em janeiro, com  muitas pessoas  contaminadas pela doença ou mesmo com problemas respiratórios. Quem não acreditava ou estava com medo da vacina viu o aumento dos casos e buscou o imunizante”, declarou Wagner Magesty, que falou ainda sobre o erro médico ocorrido no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em que um paciente deu entrada para a retirada  de uma hérnia e foi operado da vesícula.

“Eu não vou fazer juízo de valor em relação a conduta médica porque é uma situação extremamente grave. Agora, o médico foi induzido ao erro ou foi um erro cometido? É preciso que isso seja verificado”, afirmou o secretário de Saúde. Wagner Magety destacou que foi procurado pelo médico e disse que ele tem direito de se defender.

“Por isso foi aberta uma sindicância. Houve uma denúncia que precisa ser apurada para identificarmos de quem foi o erro. O HNSC é uma instituição com mais de 100 anos, referência de atendimento médico em nossa região e a quem devemos o maior respeito. Neste momento precisamos apurar os fatos e garantir que isso não volte a se repetir”, afirmou Wagner Magesty.

Texto: Antônio Anderson

Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas

#wagnermagesty #secretáriomunicipaldesaúde #covid19 #carnaval #comitêdeenfrentamento #erromédico #vacinação 

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!