O emprego correto das letras h, k, w e y em nossa língua
Hoje vou apresentar um assunto que gera muitas dúvidas: o emprego das letras h, k, w e y em nossa língua.
Letra h
O h não tem valor sonoro quando aparece no início ou no fim das palavras. O uso da letra foi conservado apenas como símbolo, por força da etimologia (origem da palavra) e da tradição escrita. Exemplo: hoje, que é escrita com h, vem do latim hodie.
Emprega-se o h:
1) no início da palavra quando etimológico. Exemplos: hábito, hesitar, hilaridade, hortência, etc.
2) no meio da palavra quando é integrante dos dígrafos ch, lh, nh. Exemplos: chave, boliche, filho, bilhete, ninho, nenhum, etc.
3) no início e no final de certas interjeições. Exemplos: ah!, ih!, eh!, oh! hum! heim?
4) no meio do substantivo próprio Bahia (Estado do Brasil) por tradição. É importante observar que os derivados de Bahia são escritos sem o h. Exemplos: baiano, baianada, etc.
5) no início do segundo elemento de compostos unidos por hífen, se a segunda palavra for etimológica. Exemplos: sobre-humano, pré-histórico, super-homem, etc. Vale ressaltar que nas palavras derivadas e em compostos sem hífen não se usa o h. Exemplos: desumano (des + humano), desonesto (des + honesto), lobisomem (lobo + homem), etc.
Letras k, w e y
Estas letras são pouco utilizadas em nossa língua. Somente as empregamos em:
1) siglas, símbolos e unidades internacionais. Exemplos: Km (quilômetro), Kg (quilograma), w (watt), yd (jarda), etc.
2) transcrição de palavras estrangeiras não aportuguesadas. Exemplos: kart, smoking, playboy, show, etc.
3) em nomes próprios estrangeiros não aportuguesados e seus derivados. Exemplos: Darwin, darwinismo, Shakespeare, shakespeariano, etc.
Espero que vocês estejam aproveitando os textos publicados às quintas-feiras para tirar dúvidas relacionadas com a língua portuguesa. Eu continuo aguardando o envio de perguntas de nossos leitores para o site.
Um abraço,
Maru